sexta-feira, 25 de março de 2011

Planos de Aulas de História - 6º AO 9º ANO - 2011

Plano de Aulas 2011

História

Prof. João Teodoro Ferreira


Observações:
  • A nota do bimestre será dividida em 4 atividades:
1.      Atividade 1 = 25%
2.      Atividade 2 = 25%
3.      Atividade 3 – Complementar = 25%
4.      Avaliação = 25%
  • A atividade 3 – Complementar poderá ser uma atividade de pesquisa histórica de assunto a ser escolhido pelo aluno ou proposto pelo professor, ou qualquer outra atividade de livre escolha do próprio aluno como produção de maquetes, dramatizações, etc.
  • Será proposto aos alunos a atividade de monitoria, que deverá ser avaliada no final do bimestre através de um relatório elaborado pelo aluno de suas ações, contendo data, nome do monitorado, e a descrição da monitoria prestada. Evitar que esta monitoria seja prestada pelo mesmo monitor aos mesmos alunos.
  • _____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
  • Sugestões para novas atividades:
1.      Propor soluções pessoais para resolver o assunto estudado, explicando e justificando-as. Ex: E se fosse hoje? E se fosse eu?
2.      Projeto historiográfico.
3.      ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6º ano

1º Bimestre

Atividade 1 – Introdução ao estudo da História e a Pré-História

1ª parte – Historiografia
1ª aula – 01 – Escreva a história da sua vida. Mínimo de 25 linhas. Dê um título criativo.

2ª aula – 02 – Responda as questões a seguir baseando-se na história da sua vida. Tire conclusões baseadas em suas respostas.
i)                    Em sua história aparecem outros personagens além de você? Quem? Por quê?
(Comentar sobre o homem ser um animal social)
b) Se estes outros personagens que aparecem em seu texto fossem escrever a sua história, ela seria igual? Por quê?  (Comentar que a História tem diferentes versões)
c) Qual destas histórias estaria certa? Por quê? (Comentar sobre pontos de vista e opiniões diferentes e que devemos respeitá-las.)
d) Você escreveu sua história utilizando a memória. Mas se precisasse escrevê-la de maneira bem detalhada, que outros recursos utilizaria?
e) Classifique estes recursos em documentos escritos, orais, visuais, e vestígios. (Comentar sobre as fontes históricas)
f) Você escreveu seu texto em ordem cronológica? Por quê? (Comentar sobre a Cronologia e seu auxílio no estudo da História)
g) Alguns fatos de sua vida apareceriam nas histórias pessoais de outras pessoas? Por quê? (Comentar sobre as semelhanças e diferenças entre as histórias individuais e coletivas)
h) Para explicar os acontecimentos de sua vida você precisou localizá-los no tempo e no espaço? Por quê? (Comentar que a História é contextualizada)
i) Você acredita que depois de lerem a sua história, as pessoas podem te conhecer e entender melhor? Por quê? (Comentar que a História é a ciência que estuda o passado para entendermos o presente)

2ª parte – Cronologia
3ª aula
a)      Fazer uma lista de situações em que o tempo passa rápido ou devagar para cada aluno. Por que temos a sensação de que o tempo passa rápido em determinadas situações e devagar em outras?
b)      Que exemplos podem indicar que o tempo passa (crescimento de plantas, fases da lua, crescimento do cabelo, etc.)?
c)      Quais lembranças são comuns às suas famílias e às famílias de outros conhecidos?
d)     Quando tinham 9 anos, por exemplo, que ano era? O que estava ocorrendo em outras partes do Brasil? E do mundo?
e)      Leitura do texto “Calendários” pelo professor, por parágrafo, para que os alunos produzam 10 desenhos coloridos e explicados, 2 por parágrafo.

Calendários
     O ano, considerado o período que a Terra leva para dar uma volta completa em torno do Sol, não poderia ser dividi do de forma diferente? Por que não pode ter 20 meses, por
exemplo?
     Os astecas, um povo que habitava o México antes da conquista do continente americano pelos europeus, possuíam dois calendários: o solar e o sagrado. O primeiro contava com 365 dias, divididos em 18 meses de 20 dias, mais 5 dias suplementares. Esses
5 dias adicionais eram chamados de nemotemi (“dias vazios”) e considerados de azar.
O calendário sagrado, utilizado somente para adivinhações e previsões astrológicas, tinha 260 dias e funcionava in dependentemente do ano solar. O intrincado calendário asteca influenciava até o destino das crianças ao nascerem. A cada 52 anos, os calendários sagrado e solar coincidiam. Nessa data, os astecas temiam que o mundo acabasse. Assim, jogavam fora todos os seus pertences por quererem se desfazer do tempo passado. Os sacerdotes esperavam que, nesse dia, a constelação das Plêiades se movimentasse. Esse era o sinal de que o céu não estava parado e de que o mundo continuaria a existir por pelo menos mais 52 anos.
     Já os maias, que habitavam o sul do México e a Guatemala, registraram por escrito as posições e órbitas de planetas e estrelas. O calendário maia funcionava com três sistemas de contagem de dias: um, de interesse civil, com um período de 365 dias; outro, religioso, de 260 dias; e um terceiro, de longo curso.
     O calendário egípcio é o mais antigo de que se tem conhecimento. Surgiu por volta de 4000 a.C. Era solar, compunha-se de 12 meses com 30 dias e, no final de cada ano, adicionavam-se 5 dias. Os estudiosos do calendário egípcio afirmam que ele foi construído com base na observação das cheias do rio Nilo. Ao observarem o céu e o movimento dos astros, os egípcios constataram uma coincidência: a estrela Sírius aparecia no céu sempre que as enchentes do Nilo ocorriam. Também notaram que algumas aves voltavam à região na época em que as águas do rio recuavam ao seu leito normal, deixando as margens fertilizadas pelo húmus.  Essa era a melhor época para realizar a semeadura. Por isso, os egípcios, cuja sobre vivência estava ligada ao ciclo das enchentes do Nilo, criaram um calendário no qual o ano era dividido em 3 estações de 4 meses cada: enchente, semeadura e colheita. Iniciavam a contagem dos dias até que o fenômeno da coincidência entre o início das enchentes e o aparecimento da estrela Sírius ocorresse nova mente. Com o aperfeiçoamento de suas observações astronômicas, chegaram à conclusão de que o ano tinha 365,25 dias, ou seja, 365 dias mais um quarto de dia. Os egípcios utilizavam também um outro calendário, que regulava os dias festivos de acordo com a observação das fases da Lua.
     A palavra calendário origina-se da palavra latina calenda, nome dado pelos romanos ao primeiro dia do mês, que era também o dia da cobrança de impostos. Os romanos antigos possuíam um calendário lunar, mas, em 45 a.C., o imperador Júlio César ordenou uma reforma e instituiu o ano de 365,25 dias, abandonando qualquer referência à Lua.  Essa contagem de 365,25 dias aproxima-se do ano solar, que é de 365 dias, 5 horas e 49 minutos, porém acumulou, com o passar do tempo, um atraso em relação ao ano solar, que só foi corrigi do em 1582 pelo papa Gregório XIII.
     Esse novo calendário, chamado de gregoriano, cortou 10 dias do ano de 1582, após o dia 4 de outubro seguiu-se o dia 15 de outubro. A partir de 1600, reajustou-se o ano bissexto. De modo geral, na sociedade ocidental, da qual fazemos parte, adota-se o calendário gregoriano.

4ª aula
f)       Com o quadro:                 Espaços de Tempo                                   Nome
                                               365 dias                                                    Ano
                                               2 anos                                                       Biênio
                                               5 anos                                                       Qüinqüênio
                                             10 anos                                                       Decênio/Década
                                           100 anos                                                       Século
                                         1000 anos                                                       Milênio
        Responda: um país tem 1372 anos de história, separe este tempo por espaços de tempo inteiros.

g)      Regra para identificar o século – Sabemos que século é o espaço de tempo de 100 anos, e é escrito em algarismos romanos (I = 1, V = 5, X = 10, L = 50, C = 100, D = 500 e M = 1000 e números colocados à direita são somados e à esquerda diminuídos) e para identificarmos a que século pertence um determinado ano, fazemos o seguinte:
a) anos que terminam em 00 (zero, zero), cortamos os dois zeros, a sobra é o século.
Exemplo: ano 500 – século V,   ano 2000 – século XX
b) anos que terminam em qualquer outro número, cortamos os dois últimos algarismos e à sobra, somamos 1. Exemplo: ano 503 – 5+1= 6 – século VI, ano 2001 – 20+1= 21 – século XXI
c) Identifique os séculos dos anos: 5, 100, 121, 563, 600, 1000, 1430, 1822, 1980, 2007.

h)      Conclusão: Produza um texto com o tema: O que aprendi sobre o tempo – Mínimo de 10 linhas

3ª parte – As origens do ser humano

5ª aula - Tema 1 – A evolução do ser humano
·         Produzir um diálogo, onde duas pessoas discutam, uma defendendo o criacionismo e a outra, o evolucionismo. Cada um deverá ter 4 falas, intercaladas com as do outro. Deverá ter uma conclusão no final.
·         Com os itens: os hominídeos e os primeiros seres humanos, produzir um perfil (descrição de uma pessoa em traços mais ou menos rápidos, pág. 119 do Planejamento de História), apresente-os pelos seus nomes corretos, e depois crie apelidos para cada um, de acordo com suas características principais e explique o porquê dos apelidos.

      6ª aula - Tema 2 – A vida humana no Paleolítico
  • Produzir seis desenhos coloridos e explicados com 4 linhas, no mínimo,  dois para cada item do tema. Dê também um título para cada um.

7ª aulaTema 3 – O Neolítico e a Revolução Agrícola
  • Produza uma pequena narrativa, sobre o modo de vida no Neolítico e sobre a Revolução Agrícola, com personagens. Mínimo de dez linhas.
  • Responda as 4 questões da pág. 32.

8ª aulaTema 4 – A Idade dos Metais
  • Produza uma carta de um ser humano da Idade dos Metais para um do Paleolítico ou Neolítico,  onde ele conta sobre as modernidades se sua época. A carta deverá ter local e data, saudação inicial, parágrafo inicial, 7 parágrafos intermediários, parágrafo final, saudação final e nome.
  • Produza também 3 “fotos” coloridas e explicadas, documentando as modernidades citadas na carta.

9ª aulaTema 5 – O surgimento das cidades
  • Com cada um dos dezesseis parágrafos das pág. 37 a 39, produzir um novo título é uma explicação para este título com um mínimo de 3 linhas.

10ª aulaEm foco – Arte rupestre: o ser humano sensível
  • Com os seis itens do texto das pág. 42 a 45, produzir três desenhos coloridos e explicados com um mínimo de três linhas.

      11ª aulaEm foco – Compreender um texto
  • Responda as questão 1 da pág. 45 e as questões 1, 2 5 e 6 da pág. 47.


12ª e 13ª aulas - Finalização: entregar a atividade com capa (com desenho e título originais), contra-capa (com cabeçalho, introdução apresentando a atividade, com um mínimo de 10 linhas, explicação do título e do desenho da capa), conclusão (texto utilizando as idéias das questões do início da unidade e tudo o que você aprendeu sobre este assunto, com um mínimo de 10 linhas) e uma auto-avaliação onde você avaliará:
  • a produção das atividades (Estão corretas? Estão completas? - 70%),
  • a estética das atividades (Estão bem feitas? Minha letra está legível? Os desenhos estão caprichados? Meu trabalho têm margens? Meu trabalho está bonito?  - 15%),
  • a minha atuação durante a execução das atividades (Meu comportamento foi bom, não baguncei a aula, não atrapalhei meus colegas, respeitei o meu professor, respeitei o ambiente de trabalho cuidando da sua limpeza e da sua conservação? Não faltei e nem me atrasei? – 15%)


Atividade 2 – O povoamento da América


1ª e 2ª aulas - Parte 1 – Álbum de fotografias (itens 1 e 2)
·         Produzir em 4 páginas, um álbum de fotografias com 16 fotos, de um habitante primitivo da América, desde a sua chegada ao continente até a sua fixação nas diversas regiões. As fotos devem ser feitas com o personagem desenvolvendo alguma atividade em um cenário. Embaixo das fotos uma explicação escrita pelo personagem, com um mínimo de 5 linhas.

3ª e 4ª aulas - Parte 2 – (itens 3, 4, 5 e o Em Foco)
     Com cada um dos 20 sub-itens:
a)      Produzir um novo título original e criativo.
b)      Explicar o título com um texto mínimo de 4 linhas.
c)      Produzir um desenho original, colorido e explicado.

5ª e 6ª aulas - Parte 3 – Análise de mapas, quadro e gravuras
- mapas: a) descreva e comente com um mínimo de 4 linhas os mapas das páginas 48/49, 51 e 52. Identifique-os com o nome e depois faça a descrição e o comentário.              
- quadro: analise e explique com um mínimo de 4 linhas o quadro da página 54.
- gravuras: escolha 3 gravuras, identifique e explique-as com textos mínimos de 4 linhas.

7ª e 8ª aulas - Finalização: entregar a atividade com capa (com desenho e título originais), contra-capa (com cabeçalho, introdução apresentando a atividade, com um mínimo de 10 linhas, explicação do título e do desenho da capa), conclusão (texto utilizando as idéias das questões do início da unidade e tudo o que você aprendeu sobre este assunto, com um mínimo de 10 linhas) e uma auto-avaliação onde você avaliará:
  • a produção das atividades (Estão corretas? Estão completas? - 70%),
  • a estética das atividades (Estão bem feitas? Minha letra está legível? Os desenhos estão caprichados? Meu trabalho têm margens? Meu trabalho está bonito?  - 15%),
  • a minha atuação durante a execução das atividades (Meu comportamento foi bom, não baguncei a aula, não atrapalhei meus colegas, respeitei o meu professor, respeitei o ambiente de trabalho cuidando da sua limpeza e da sua conservação? Não faltei e nem me atrasei? – 15%)

Atividade 3 – Atividade Complementar

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2º Bimestre


Atividade 1 – Civilizações fluviais: Mesopotâmia e Egito

1ª e 2ª aulas – Tema 1 – Mesopotâmia: o berço da civilização e Tema 2 – Mesopotâmia: uma história de grandes impérios.
Produzir numa folha de sulfite dupla (A3), um cartaz turístico sobre a Mesopotâmia, onde os 13 itens do livro, apareceram explicados de uma forma publicitária  (para despertar o interesse em visitar o Iraque atualmente e conhecer a sua história),  em volta do cartaz; e no centro, você deverá produzir um slogan e um desenho grande do que achou mais interessante sobre essa civilização.

3ª e 4ª aulas – Tema 3 – O Egito e o rio Nilo, Tema 4 – A sociedade no Egito antigo e Tema 5 – A religião e a escrita
Produzir numa folha de sulfite dupla (A3), um cartaz turístico sobre o Egito, onde os 13 itens do livro, apareceram explicados de uma forma publicitária  (para despertar o interesse em visitar o Iraque atualmente e conhecer a sua história),  em volta do cartaz; e no centro, você deverá produzir um slogan e um desenho grande do que achou mais interessante sobre essa civilização.

5ª e 6ª aulas – Tema 6 – O Reino da Núbia
Produzir numa folha de sulfite dupla (A3), um cartaz turístico sobre o Reino da Núbia, onde os 8 itens do livro, apareceram explicados de uma forma publicitária  (para despertar o interesse em visitar o Iraque atualmente e conhecer a sua história),  em volta do cartaz; e no centro, você deverá produzir um slogan e um desenho grande do que achou mais interessante sobre essa civilização.

7ª e 8ª aulas – Em foco – Tumbas e pirâmides
Responda as questões:
·         1, 2 e 3 da pág. 101,
·         1 e 2 da pág. 103,
·         5 da pág. 105.

9ª e 10ª aulas - Finalização: entregar a atividade com capa (com desenho e título originais), contra-capa (com cabeçalho, introdução apresentando a atividade, com um mínimo de 10 linhas, explicação do título e do desenho da capa), conclusão (texto utilizando as idéias das questões do início da unidade e tudo o que você aprendeu sobre este assunto, com um mínimo de 10 linhas) e uma auto-avaliação onde você avaliará:
  • a produção das atividades (Estão corretas? Estão completas? - 70%),
  • a estética das atividades (Estão bem feitas? Minha letra está legível? Os desenhos estão caprichados? Meu trabalho têm margens? Meu trabalho está bonito?  - 15%),
  • a minha atuação durante a execução das atividades (Meu comportamento foi bom, não baguncei a aula, não atrapalhei meus colegas, respeitei o meu professor, respeitei o ambiente de trabalho cuidando da sua limpeza e da sua conservação? Não faltei e nem me atrasei? – 15%)

                             






Atividade 2 – China e Índia


1ª aula – Tema 1 – China: da formação à era Chang.
  • Elabore e responda doze perguntas.

2ª aula – Tema 2 – O cotidiano da China no período Chou.
  • Produza uma carta de um chinês do período Chou um do período Chang,  onde ele conta sobre o seu cotidiano. A carta deverá ter local e data, saudação inicial, parágrafo inicial, 12 parágrafos intermediários, parágrafo final, saudação final e nome.

3ª aula – Tema 3 – O luxo da dinastia Han
  • Para cada um dos 14 parágrafos do texto, produza um título e explique-o com um mínimo de 4 linhas.

4ª aula – A Grande Muralha da China e Ontem e Hoje
  • Produza uma autobiografia para a grande muralha da China com 9 parágrafos.
  • Responda as 3 questões da pág. 117.

5ª aula – Tema 4 – A antiga civilização indiana
  • Com cada um dos sete itens, defina qual é o elemento principal do texto, desenhe e explique-o relacionando com o texto.

6ª aula – Tema 5 – A Índia no período Védico
  • Com o título do tema na vertical, produza uma Cruzadinha com as respostas de 2 perguntas elaboradas de cada um dos 9 itens, iniciadas com o que, qual, quem e onde.

7ª aula – Em foco – Tradições da cultura chinesa e Em foco
  • Produza 9 desenhos coloridos e explicados com um mínimode 3 linhas para os itens.

8ª e 9ª aulas - Finalização: entregar a atividade com capa (com desenho e título originais), contra-capa (com cabeçalho, introdução apresentando a atividade, com um mínimo de 10 linhas, explicação do título e do desenho da capa), conclusão (texto utilizando as idéias das questões do início da unidade e tudo o que você aprendeu sobre este assunto, com um mínimo de 10 linhas) e uma auto-avaliação onde você avaliará:
  • a produção das atividades (Estão corretas? Estão completas? - 70%),
  • a estética das atividades (Estão bem feitas? Minha letra está legível? Os desenhos estão caprichados? Meu trabalho têm margens? Meu trabalho está bonito?  - 15%),
  • a minha atuação durante a execução das atividades (Meu comportamento foi bom, não baguncei a aula, não atrapalhei meus colegas, respeitei o meu professor, respeitei o ambiente de trabalho cuidando da sua limpeza e da sua conservação? Não faltei e nem me atrasei? – 15%)




Atividade 3 – Atividade Complementar

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3º Bimestre

Atividade 1 – Fenícios e hebreus

1ª aula - Introdução
  • Leia o texto da pág. 134, observe o mapa da pág.135, observe as gravuras e leia seus textos, e depois escreva uma carta de um habitante atual da Palestina (israelense, palestino ou libanês) para um antigo hebreu ou fenício, contando sobre a atual situação da região. A carta deverá ter local e data, saudação inicial, parágrafo inicial, 5 parágrafos intermediários, parágrafo final, saudação final e nome.

2ª aula – Tema 1 – Fenícios: um povo de navegantes
  • Produza 7 tirinhas coloridas com 3 quadrinhos cada sobre os itens do tema.

3ª e 4ª aulas – Temas 2, 3 e 4 Os hebreus
  • ABC dos hebreus – Leia o texto das pág. 139 a 145, localize as palavras abaixo e dê o seu significado dentro do texto. OBS: não é para copiar trechos do livro.
Palavras: Abraão (139), Bíblia (139), Canaã (139), Davi (142), Filisteus (141), Hebreus (139),
Israel (142), Jerusalém (140), Levitas (140), Moisés (139), Neguev (144), Palestina (139), Religião Monoteísta (145), Sinagoga (145) e Torá (139).
  • Com as palavras acima, produza um texto sobre os judeus com um mínimo de 10 linhas. Dê um título criativo.

5ª aula – Jerusalém: a cidade sagrada – pág.146 a 147
  • Produza um texto descrevendo um passeio em Jerusalém, com um mínimo de 15 linhas. Dê um título criativo.

6ª aula – Atividades – pág. 148 a 155
  • Responda a questão 5 (a, b, c e d) da pág. 148.
  • Produza 4 comentários sobre os itens das pág. 150 a 153.
  • Responda as questões 1 e 3 da pág. 155.

7ª e 8ª aulas - Finalização: entregar a atividade com capa (com desenho e título originais), contra-capa (com cabeçalho, introdução apresentando a atividade, com um mínimo de 10 linhas, explicação do título e do desenho da capa), conclusão (texto utilizando as idéias das questões do início da unidade e tudo o que você aprendeu sobre este assunto, com um mínimo de 10 linhas) e uma auto-avaliação onde você avaliará:
  • a produção das atividades (Estão corretas? Estão completas? - 70%),
  • a estética das atividades (Estão bem feitas? Minha letra está legível? Os desenhos estão caprichados? Meu trabalho têm margens? Meu trabalho está bonito?  - 15%),
  • a minha atuação durante a execução das atividades (Meu comportamento foi bom, não baguncei a aula, não atrapalhei meus colegas, respeitei o meu professor, respeitei o ambiente de trabalho cuidando da sua limpeza e da sua conservação? Não faltei e nem me atrasei? – 15%)






Atividade 2 – A civilização grega

1ª e 2ª aulas – Temas 1, 2 e 3 e Personagem
  • Com cada um dos 23 sub-itens do itens 1, 2 e 3, mais o item Personagem  (pág 158 a 169), produzir: uma frase que resuma a idéia central (sujeito – verbo – predicado), um desenho colorido sobre a frase.

3ª aula - Temas 1, 2 e 3 e Personagem
  • Juntando todas as idéias centrais, produza um texto criativo com título criativo e começo, meio e fim.

4ª aula - Temas 1, 2 e 3 e Personagem
  • Em uma folha de sulfite, produza um desenho juntando os outros 15 da 1ª e 2ª aulas.

5ª aula – Tema 4 – A vida cotidiana na Grécia antiga
  • Produza dois desenhos coloridos e explicados, um sobre a vida em Atenas e outro sobre a vida em Esparta (pág. 170 e 171). O primeiro desenho deverá ter 10, e o segundo 5 detalhes identificados.

6ª aula – Temas 5 e 6 – Mito e religião na Grécia, A arte grega e Personagem
  • Produza uma cruzadinha com a expressão “A fantástica cultura grega”, com 13 palavras na horizontal, uma para cada sub-item, sendo cada uma, resposta para uma pergunta formulada e iniciada com: o que, quem, por que ou como. (pág. 172 a 179)

7ª aula – Em foco – O corpo na Grécia e no mundo atual
  • Após ler os textos das páginas 180 a 185, produza em uma folha de sulfite, um cartaz com 07 pequenos textos, desenhos coloridos e um título.

8ª, 9ª e 10ª aulas – Vídeo
Produza sobre os vídeos assistidos, um relatório com um mínimo de 10 linhas sobre a primeira parte e outro de 5 linhas sobre Os trabalhos de Hércules e 3 desenhos coloridos e explicados para a primeira parte. Relação dos vídeos: Cerâmica , Cultivo e comércio, Deuses e templos gregos, Vida Cotidiana, O legado da Grécia.

11ª e 12ª aulasFinalização: entregar a atividade com capa (com desenho e título originais), contra-capa (com cabeçalho, introdução apresentando a atividade, com um mínimo de 10 linhas, explicação do título e do desenho da capa), conclusão (texto utilizando as idéias das questões do início da unidade e tudo o que você aprendeu sobre este assunto, com um mínimo de 10 linhas) e uma auto-avaliação onde você avaliará:
  • a produção das atividades (Estão corretas? Estão completas? - 70%),
  • a estética das atividades (Estão bem feitas? Minha letra está legível? Os desenhos estão caprichados? Meu trabalho têm margens? Meu trabalho está bonito?  - 15%),
  • a minha atuação durante a execução das atividades (Meu comportamento foi bom, não baguncei a aula, não atrapalhei meus colegas, respeitei o meu professor, respeitei o ambiente de trabalho cuidando da sua limpeza e da sua conservação? Não faltei e nem me atrasei? – 15%)

Atividade 3 – Atividade Complementar

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4º Bimestre

Atividade 1 – A Civilização Romana

1ª aula – Tema 1 – A formação de Roma
  • Elaborar e responder vinte questões iniciadas com os pronomes interrogativos: o que, onde, qual, quem, quando, como e por que, quatro questões por item.

2ª aula – Tema 2 – A República Romana
  • Produzir um acróstico com a expressão “A República Romana”, na vertical, e quatro frases, cada uma explicando um item e ocupando 4 letras, na horizontal.

3ª aula – Tema 3 – As guerras de conquista
  • Produzir 3 tirinhas , com 3 quadrinhos cada, sobre o assunto principal do item. Elas deverão ter personagens, cenários, balões com diálogos explicando o assunto e serem coloridas.

4ª aula – Tema 4 – O Império Romano
  • Produzir para cada um dos 14 parágrafos, um título e uma explicação deste com um mínimo de 3 linhas.

5ª aula – Tema 5 – A sociedade e a cultura
  • Produzir em uma folha de sulfite dupla (A3) um cartaz com um desenho grande e uma explicação sobre o texto da pág. 189, no centro e 9 desenhos pequenos e explicados, sobre os parágrafos, em volta dele. O cartaz deve ser bem colorido.

6ª aula – Mapas históricos
  • Responda as 3 questões da pág. 207.

7ª aula – Em foco – Os gladiadores de Roma
  • Com cada um dos 8 itens, produzir um novo título, explicá-lo com um mínimo de 4 linhas e um desenho colorido e explicado.

8ª e 9ª aulas – Finalização: entregar a atividade com capa (com desenho e título originais), contra-capa (com cabeçalho, introdução apresentando a atividade, com um mínimo de 10 linhas, explicação do título e do desenho da capa), conclusão (texto utilizando as idéias das questões do início da unidade e tudo o que você aprendeu sobre este assunto, com um mínimo de 10 linhas) e uma auto-avaliação onde você avaliará:
  • a produção das atividades (Estão corretas? Estão completas? - 70%),
  • a estética das atividades (Estão bem feitas? Minha letra está legível? Os desenhos estão caprichados? Meu trabalho têm margens? Meu trabalho está bonito?  - 15%),
  • a minha atuação durante a execução das atividades (Meu comportamento foi bom, não baguncei a aula, não atrapalhei meus colegas, respeitei o meu professor, respeitei o ambiente de trabalho cuidando da sua limpeza e da sua conservação? Não faltei e nem me atrasei? – 15%)





Atividade 2 – A crise do Império Romano

1ª aula – Temas 1 e 2 – Século III: uma época de crises e A ruralização da Europa
  • Produzir um painel com seis itens: desenho coloridos e explicados, 3 perguntas elaboradas e respondidas, acrósticos, adivinhações, cartas. Faça um de cada e repita o que você quiser.

2ª aula – Tema 3 – O divisão do Império Romano
  • Produzir para cada um dos 8 parágrafos, uma frase contendo a idéia principal com o máximo de 12 palavras, e um desenho colorido e explicado.

3ª aula – Tema 4 – O Império Romano do Oriente
  • Para cada um dos 4 itens, produzir 3 atividades diferentes de sua livre escolha.
  • Produza um pequeno texto, mínimo de 10 linhas, sobre a cidade de Istambul, antiga Constantinopla. (pág. 224 e 225).

4ª aula – Ontem e hoje (pág. 227) e Em foco – A mensagem do Cristianismo
  • Produza um pequeno comentário, mínimo de 5 linhas, sobre o texto da pág. 227.
  • Com os 9 itens das pág. 228 a 233, produza desenhos coloridos com personagens, cenário e balões de diálogos como se fosse uma história de um quadrinho só.

5ª e 6ª aulas – Finalização: entregar a atividade com capa (com desenho e título originais), contra-capa (com cabeçalho, introdução apresentando a atividade, com um mínimo de 10 linhas, explicação do título e do desenho da capa), conclusão (texto utilizando as idéias das questões do início da unidade e tudo o que você aprendeu sobre este assunto, com um mínimo de 10 linhas) e uma auto-avaliação onde você avaliará:
  • a produção das atividades (Estão corretas? Estão completas? - 70%),
  • a estética das atividades (Estão bem feitas? Minha letra está legível? Os desenhos estão caprichados? Meu trabalho têm margens? Meu trabalho está bonito?  - 15%),
  • a minha atuação durante a execução das atividades (Meu comportamento foi bom, não baguncei a aula, não atrapalhei meus colegas, respeitei o meu professor, respeitei o ambiente de trabalho cuidando da sua limpeza e da sua conservação? Não faltei e nem me atrasei? – 15%)

Opção 1 – Análise das histórias em quadrinhos do Asterix
a)      identifique a história que você leu e produza um pequeno resumo com um mínimo de 15 linhas;
b)      produza um novo título para a história e explique-o, com um mínimo de 5 linhas;
c)      conte a passagem que você mais gostou na história com um mínimo de 10 linhas e ilustre-as;
d)     na história, o exército romano é ridicularizado, por quê?
e)      na história existem algumas frases como, alea jacta est! (a sorte está lançada), veni, vidi e vici! (vim, vi e venci)., etc. Qual o por quê delas?

Opção 2 - Guia de vídeos didáticos
Produzir um guia sobre os vídeos didáticos assistidos, contendo:
a)      Sinopse: resumo do filme (mínimo de 10 linhas).
b)      Comentário: sua opinião sobre o filme, identificando 3 pontos positivos e 3 pontos negativos (mínimo de 10 linhas).
c)      Desenhos: 5 desenhos coloridos e explicados sobre cenas significativas dos filmes.

Vídeos assistidos:
- A história secreta do Império Romano – vídeo 22
- A história do Coliseu e dos gladiadores – vídeo 22
- Jesus – vídeo 12
- O Império Bizantino – vídeo 1
- Idade Média – vídeo 1
- Idade das Trevas – vídeo 1
- Idade Média 1 – vídeo 14
- Tempos Medievais 1 – vídeo 14



Atividade 3 – Atividade Complementar

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
7º ano

1º Bimestre

Atividade 1 – A formação da Europa feudal

1ª , 2ª e 3ª aulas – Revisão
  • Utilizando a apostila “O que já estudamos” do livro Nova História Crítica” de Mário Schmidt, produzir para cada item:
O título ___________________quer nos mostrar que __________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ mas eu colocaria o título _______________________________________ porque ___________
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


4ª aula – Tema 1 e Tema 2 – Os germânicos entram no mundo romano e Os germanos e a Idade Média
  • Narração sobre os seis itens do tema, onde um romano conta sobre as mudanças ocorridas no seu mundo desde o final do Império Romano até o surgimento das realezas germânicas , como se fosse uma história, com um mínimo de 4 e um máximo de 8 linhas, por item. Crie um personagem que é quem fará a narrativa. Cada item deverá ter além do texto, um título original e criativo e um desenho colorido e explicado.

5ª aula - Tema 3 – Os francos e o Império Cristão e Os Vikings
  • Entrevista do mesmo personagem da parte 1 com Carlos Magno, ela deverá ter uma ficha técnica, 2 perguntas respondidas para cada um dos 7 subitens, num total de 14 e uma conclusão do entrevistador, com um mínimo de 10 linhas.

6ª e 7ª aulas – Tema 4 e 5 – O feudalismo na Europa e A economia feudal
  • Produzir numa folha de sulfite dupla (A3) um cartaz sobre o feudalismo com 12 desenhos coloridos e explicados por textos mínimos de 5 linhas sobre os 12 itens do texto, em volta da folha, e no centro um desenho grande colorido e explicado sobre o que considerou mais importante no texto. Seu cartaz deverá ter margem e título.

8ª aula – Tema 6 – O ensino e a cultura na Europa feudal e O casamento
  • Com cada um dos seis itens dê um novo título, explique-o com um mínimo de 5 linhas e produza um desenho colorido e explicado por uma frase.

9ª aula – Os castelos medievais
  • Você é um guia turístico e vai organizar uma visita a um castelo medieval. Imagine um diálogo seu com um turista em visita a um castelo medieval. Sua conversa deverá ter uma apresentação do lugar e duas perguntas do turista sobre cada um dos 8 itens do texto. No final, você encerra a visita com um pequeno texto, com um mínimo de 4 linhas.

10ª e 11ª aulas – Finalização: entregar a atividade com capa (com desenho e título originais), contra-capa (com cabeçalho, introdução apresentando a atividade, com um mínimo de 10 linhas, explicação do título e do desenho da capa), conclusão (texto utilizando as idéias das questões do início da unidade e tudo o que você aprendeu sobre este assunto, com um mínimo de 10 linhas) e uma auto-avaliação onde você avaliará:
  • a produção das atividades (Estão corretas? Estão completas? - 70%),
  • a estética das atividades (Estão bem feitas? Minha letra está legível? Os desenhos estão caprichados? Meu trabalho têm margens? Meu trabalho está bonito?  - 15%),
  • a minha atuação durante a execução das atividades (Meu comportamento foi bom, não baguncei a aula, não atrapalhei meus colegas, respeitei o meu professor, respeitei o ambiente de trabalho cuidando da sua limpeza e da sua conservação? Não faltei e nem me atrasei? – 15%)


Atividade 2 – O mundo além da Europa

1ª aula – Os árabes e os africanos
  • Leia os textos das pág. 40 e 41, observe as gravuras e depois produza um texto sobre este assunto com um mínimo de 15 linhas, ilustrado por 4 desenhos coloridos e explicados.

 e 3ª aula – Tema 1 – A Arábia e os árabes
  • Produza uma história em quadrinhos em 3 páginas divididas em 12 quadrinhos,  onde Aladim e seus amigos contem sobre o povo árabe. Cada quadrinho deverá ter 2 falas sobre cada item. A história deverá ter começo, meio e fim. (A atividade deverá ser feita em uma folha de sulfite (A4), dobrada ao meio 3 vezes, o último verso deverá ser para colar a história numa folha de caderno comum).

4ª aula – Ontem e hoje – A peregrinação a Meca (pág. 51) e Em foco – A mesquita: local de oração (Pág. 62 a 67)
  • Você é um guia turístico e vai organizar uma visita a uma mesquita. Imagine um diálogo seu com um turista. Sua conversa deverá ter uma apresentação do lugar e duas perguntas do turista sobre cada um dos11 itens do texto. No final, você encerra a visita com um pequeno texto, com um mínimo de 4 linhas.         

5ª e 6ª aulas – Tema 4 e 5 – A África dos reinos ocidentais e Um reino cristão na África oriental, mais Arte e história – A escultura de Ifé (pág. 61)
  • Com cada um dos 14 sub-itens, produzir:
            a) um novo título;
            b) uma explicação para o novo título, com um mínimo de 4 linhas;
            c) um desenho colorido e explicado.

7ª e 8ª aulas – Finalização: entregar a atividade com capa (com desenho e título originais), contra-capa (com cabeçalho, introdução apresentando a atividade, com um mínimo de 10 linhas, explicação do título e do desenho da capa), conclusão (texto utilizando as idéias das questões do início da unidade e tudo o que você aprendeu sobre este assunto, com um mínimo de 10 linhas) e uma auto-avaliação onde você avaliará:
  • a produção das atividades (Estão corretas? Estão completas? - 70%),
  • a estética das atividades (Estão bem feitas? Minha letra está legível? Os desenhos estão caprichados? Meu trabalho têm margens? Meu trabalho está bonito?  - 15%),
  • a minha atuação durante a execução das atividades (Meu comportamento foi bom, não baguncei a aula, não atrapalhei meus colegas, respeitei o meu professor, respeitei o ambiente de trabalho cuidando da sua limpeza e da sua conservação? Não faltei e nem me atrasei? – 15%)

Atividade 3 – Atividade Complementar

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2º Bimestre

Atividade 1 – Mudanças na Europa

1ª e 2ª aulas – Temas 1 e 2 – Mudanças no campo e nas cidades e As Cruzadas
  • Produzir um diário de um adolescente europeu no final da Idade Média. O diário deverá ter 13 dias, e em cada dia ele contará os acontecimentos que ocorreram, como se fosse o seu dia-a-dia, com um mínimo de 6 linhas cada. Cada dia deve conter um desenho colorido e explicado, por uma frase, ilustrando os acontecimentos.
  • No início da narrativa ele se apresenta e explica a continuação e no final ele se despede.

3ª aula – Tema 3 – A formação dos Estados europeus modernos
  • Produzir um diálogo entre 4 pessoas: um espanhol, um português, um francês e um inglês, onde cada um conta como se formou o seu país. Cada personagem deverá ter 3 falas, com um mínimo de 4 linhas cada, para contar os subitens 2, 3, 4 e 5 e o francês e o inglês, no final, discutem para contar sobre o item 6. Antes do início do diálogo, faça uma pequena narração com o subitem 1.

4ª aula – Tema 4 – O saber e as artes
  • Com cada um dos 12 parágrafos, produzir 3 perguntas e respondê-las.
  • Produza também um comentário com um mínimo de 10 linhas sobre as gravuras das pág. 84 e 85.

5ª aula – Tema 5 – Os sinais da crise: a peste negra e a grande fome
  • Produzir uma continuação do diário do adolescente europeu no final da Idade Média. A continuação do diário deverá ter 17 dias, e em cada dia ele continuará contando os acontecimentos que ocorreram, como se fosse o seu dia-a-dia, com um mínimo de 6 linhas cada. Cada dia deve conter um desenho colorido e explicado, por uma frase, ilustrando os acontecimentos.
  • No início da narrativa ele se apresenta e explica a continuação e no final ele se despede definitivamente.

6ª e 7ª aulas – Finalização: entregar a atividade com capa (com desenho e título originais), contra-capa (com cabeçalho, introdução apresentando a atividade, com um mínimo de 10 linhas, explicação do título e do desenho da capa), conclusão (texto utilizando as idéias das questões do início da unidade e tudo o que você aprendeu sobre este assunto, com um mínimo de 10 linhas) e uma auto-avaliação onde você avaliará:
  • a produção das atividades (Estão corretas? Estão completas? - 70%),
  • a estética das atividades (Estão bem feitas? Minha letra está legível? Os desenhos estão caprichados? Meu trabalho têm margens? Meu trabalho está bonito?  - 15%),
  • a minha atuação durante a execução das atividades (Meu comportamento foi bom, não baguncei a aula, não atrapalhei meus colegas, respeitei o meu professor, respeitei o ambiente de trabalho cuidando da sua limpeza e da sua conservação? Não faltei e nem me atrasei? – 15%)



Atividade 2 – Mudanças na arte e na religião

1ª e 2ª aulas – Temas 1 e 2 – A cultura humanista do Renascimento e A arte do Renascimento
·         Produzir um cartaz com 18 desenhos coloridos e explicados com textos entre 20 e 30 palavras, em volta de uma folha de sulfite dupla (A3), e no centro, produzir uma definição para Renascimento e outra para Humanismo, cada uma dos pelo menos 30 palavras. Lembre-se que o seu cartaz deverá ter título e margens.

3ª e 4ª aulas – Temas 3 e 4 – A Reforma Protestante e A Contrarreforma
·         Produzir 2 cartazes de propaganda. O 1º, para a Igreja Evangélica, e o 2º para a Igreja católica, e eles devem ter por objetivo aumentar o nº de seguidores destas duas igrejas, na Idade Moderna.
             Os cartazes devem ter, cada:
a)       7 textos publicitários (Reforma Protestante) 6 textos publicitários (Contrarreforma)
b)      um slogan,
c)      um desenho colorido, em segundo plano, que envolva toda a página.

5ª aula - Análise de textos
  1. comente com um mínimo de 5 linhas cada os 3 itens das páginas 115 e 117. Dê novos títulos para eles.
  2. Produza para os 10 itens das pág. 118 a 123, dez atividades da sua livre escolha.

6ª e 7ª aulas - Finalização: entregar a atividade com capa (com desenho e título originais), contra-capa (com cabeçalho, introdução apresentando a atividade, com um mínimo de 10 linhas, explicação do título e do desenho da capa), conclusão (texto utilizando as idéias das questões do início da unidade e tudo o que você aprendeu sobre este assunto, com um mínimo de 10 linhas) e uma auto-avaliação onde você avaliará:
  • a produção das atividades (Estão corretas? Estão completas? - 70%),
  • a estética das atividades (Estão bem feitas? Minha letra está legível? Os desenhos estão caprichados? Meu trabalho têm margens? Meu trabalho está bonito?  - 15%),
  • a minha atuação durante a execução das atividades (Meu comportamento foi bom, não baguncei a aula, não atrapalhei meus colegas, respeitei o meu professor, respeitei o ambiente de trabalho cuidando da sua limpeza e da sua conservação? Não faltei e nem me atrasei? – 15%)

Opção 1 – Guia de vídeos didáticos

Parte Única – Produzir um guia sobre os vídeos didáticos assistidos, contendo:
a)      Sinopse: resumo do filme (mínimo de 10 linhas).
b)      Comentário: sua opinião sobre o filme, identificando 3 pontos positivos e 3 pontos negativos (mínimo de 10 linhas).
c)      Desenhos: 5 desenhos coloridos e explicados sobre cenas significativas dos filmes.

Vídeos assistidos:
- A Renascença e a Era das descobertas – 26’50’’ – vídeo 1
- As Grandes Navegações – 12’14’’ – vídeo 7
- As Grandes Navegações – 24’21’’ – vídeo 10



Atividade 3 – Atividade Complementar

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3º Bimestre

Atividade 1 – O encontro entre dois mundos

1ª aula – Tema 1 – O nascimento das monarquias nacionais
  • Produzir com os 8 itens do texto uma explicação para cada um, com um mínimo de 5 linhas, e um desenho colorido e explicado.

2ª aula - Tema 2 – A expansão marítima portuguesa
  • Produzir o diário de Pedro Álvares Cabral onde ele conta desde o começo do expansionismo português até o descobrimento do Brasil. O diário deverá ter cinco textos, com um mínimo de seis  linhas cada, e cinco desenhos coloridos e explicados, , um para cada item. No início, Pedro Álvares Cabral deverá se apresentar e no final, concluir com a dúvida sobre o descobrimento do Brasil.

3ª aula - Tema 3 – A expansão marítima espanhola
  • Produzir o diário de Cristovão Colombo onde ele conta desde o começo do expansionismo espanhol até o descobrimento da América e a viagem de Fernão de Magalhães. O diário deverá ter seis textos, com um mínimo de seis  linhas cada, e seis desenhos coloridos e explicados, , um para cada item. No início, Colombo deverá se apresentar e no final, concluir com o assunto do item 5.

4ª aula  - Temas 4 e 5 – América: terra de grandes civilizações e A civilização asteca
  • Produza uma cruzadinha com a expressão “América: terra de grandes civilizações”, com 29 palavras na horizontal, uma para cada parágrafo, sendo cada uma, resposta para uma pergunta formulada e iniciada com: o que, quem, qual, onde, por que ou como. (pág. 172 a 179)

5ª aula – Tema 6 – A civilização inca
  • Produza um acróstico com 16 frases-chaves, uma para cada parágrafo, com o título do tema, a civilização inca.

6ª aula – Análise de textos
  • Após a leitura dos 11 textos das pág. 150 a 159, retire de cada um, o que achou mais interessante e diga o porquê.

7ª e 8ª aulas – Finalização: entregar a atividade com capa (com desenho e título originais), contra-capa (com cabeçalho, introdução apresentando a atividade, com um mínimo de 10 linhas, explicação do título e do desenho da capa), conclusão (texto utilizando as idéias das questões do início da unidade e tudo o que você aprendeu sobre este assunto, com um mínimo de 10 linhas) e uma auto-avaliação onde você avaliará:
  • a produção das atividades (Estão corretas? Estão completas? - 70%),
  • a estética das atividades (Estão bem feitas? Minha letra está legível? Os desenhos estão caprichados? Meu trabalho têm margens? Meu trabalho está bonito?  - 15%),
  • a minha atuação durante a execução das atividades (Meu comportamento foi bom, não baguncei a aula, não atrapalhei meus colegas, respeitei o meu professor, respeitei o ambiente de trabalho cuidando da sua limpeza e da sua conservação? Não faltei e nem me atrasei? – 15%)


Opção 1 – Análise de textos, mapas, tabela e vídeos
a)      Textos: produzir 8 desenhos coloridos e explicados, um para cada subitem das páginas 150 a 155. Cada desenho deverá ser explicado com um mínimo de 5 linhas.
b)      Mapa: página 148/149, responder as questões de 1 a 10 da página 148.
c)      Tabela: responda a questão 2 (a, b, e c) da página 146.
d)     Vídeo: produzir descrições, com um mínimo de 15 linhas, de um visitante ao território dos maias, incas e yanomamis, a partir dos vídeos:
      - Os Maias – 26’00’’ – vídeo 6
            - Peru, o reino das nuvens – 25’20’’ – vídeo 6
            - Yanomami – 10’33’’ – vídeo 6.

Atividade 2 – Espanhóis e ingleses na América

1ª , 2ª e 3ª aulas – Introdução (Pág. 160 e 161) e Tema 1, 2 e 3 – A conquista espanhola, A colonização espanhola na América e As atividades econômicas na colônia
·         Produza um texto comentando o texto da pág. 161, com um mínimo de 10 linhas, ilustre seu texto com dois desenhos coloridos e explicados com uma frase.
·         Produza uma história em quadrinhos em 4 páginas divididas em 16 quadrinhos,  onde um personagem indígena conte sobre a colonização espanhola sobre a América, não se esqueça de expressar os sentimentos deste personagem frente a essa colonização. Cada quadrinho deverá ter 2 falas sobre cada item. A história deverá ter começo, meio e fim. (A atividade deverá ser feita em uma folha de sulfite (A4), dobrada ao meio 3 vezes.

4ª aula – Temas 4 e 5 – A colonização inglesa na América e Franceses e holandeses na América do Norte
  • Produzir para cada um dos 10 subitens das páginas 172 a 175:
a)      um novo título,
b)      uma explicação para o título com um mínimo de 5 linhas,
c)      um desenho colorido e explicado.

5ª e 6ª aulas – Análise de textos e mapa
a)      textos:
  • responda as 5 questões da pág 177 após a leitura do texto;
  • reconte a viagem do Mayflower, da maneira mais resumida que puder, mas dividida em 9 partes;
  • leia o texto 1 da pág. 182 e produza um comentário com o mínimo de 10 linhas;
  • leia o texto 2 da pág. 182 e produza um comentário com o mínimo de 10 linhas;
  • responda as questões 3 e 4 da pág. 183.
b)      mapa: - comente com um mínimo de 5 linhas o mapa da página 174.

7ª e 8ª aulas – Finalização: entregar a atividade com capa (com desenho e título originais), contra-capa (com cabeçalho, introdução apresentando a atividade, com um mínimo de 10 linhas, explicação do título e do desenho da capa), conclusão (texto utilizando as idéias das questões do início da unidade e tudo o que você aprendeu sobre este assunto, com um mínimo de 10 linhas) e uma auto-avaliação onde você avaliará:
  • a produção das atividades (Estão corretas? Estão completas? - 70%),
  • a estética das atividades (Estão bem feitas? Minha letra está legível? Os desenhos estão caprichados? Meu trabalho têm margens? Meu trabalho está bonito?  - 15%),
  • a minha atuação durante a execução das atividades (Meu comportamento foi bom, não baguncei a aula, não atrapalhei meus colegas, respeitei o meu professor, respeitei o ambiente de trabalho cuidando da sua limpeza e da sua conservação? Não faltei e nem me atrasei? – 15%).

Atividade 3 – Atividade Complementar

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4º Bimestre

Atividade 1 – O império ultramarino português

1ª aula – Introdução
  • Comentar com um mínimo de 10 linhas o texto da pág. 186.
  • Produza uma descrição detalhada do mapa das pág. 186 e 187, com um mínimo de 10 linhas.

2ª aula – Tema 1 – As conquistas portuguesas
  • Elaborar e responder 13 perguntas iniciadas com o que, qual, quem, onde, quando, como e por que, com os 13 parágrafos do texto.

3ª aula – Tema 2 – A colonização portuguesa na América
  • Com os 19 parágrafos do texto produzir 19 desenhos seqüenciais, explicados por frases, formando com uma narrativa inicial e uma final, uma história.

4ª aula – Tema 3 – A administração da América portuguesa
  • Produza em uma folha de sulfite dupla A3, um painel sobre a administração do Brasil Colonial.
Com cada um dos 5 itens, produzir 4 atividades diferentes: acrósticos, desenhos explicados, 2 perguntas com respostas e 1 adivinhação. Lembre-se que o seu cartaz deverá ter título e margens.

5ª aula – Em foco – Os povos indígenas do Brasil
  • Com cada um dos 6 itens do texto, produza uma frase-chave com o máximo de 15 palavras.
  • Com as frases, produza um texto sobre os povos indígenas do Brasil.
  • Comente com um mínimo de 10 linhas o texto das páginas 204 e 205.

6ª aula – Análise de mapas
  • Analise o mapa das pág. 192 e 193 e produza um texto descritivo sobre ele com um mínimo de 10 linhas.
  • Responda a questão 4 (a, b, c, d e e) da pág. 196.
  • Responda a questão 1 (a e b) da pág. 197

7ª e 8ª aulas – Finalização: entregar a atividade com capa (com desenho e título originais), contra-capa (com cabeçalho, introdução apresentando a atividade, com um mínimo de 10 linhas, explicação do título e do desenho da capa), conclusão (texto utilizando as idéias das questões do início da unidade e tudo o que você aprendeu sobre este assunto, com um mínimo de 10 linhas) e uma auto-avaliação onde você avaliará:
  • a produção das atividades (Estão corretas? Estão completas? - 70%),
  • a estética das atividades (Estão bem feitas? Minha letra está legível? Os desenhos estão caprichados? Meu trabalho têm margens? Meu trabalho está bonito?  - 15%),
  • a minha atuação durante a execução das atividades (Meu comportamento foi bom, não baguncei a aula, não atrapalhei meus colegas, respeitei o meu professor, respeitei o ambiente de trabalho cuidando da sua limpeza e da sua conservação? Não faltei e nem me atrasei? – 15%)



Atividade 2 – O Nordeste Colonial

1ª aula – Introdução
  • Produza um comentário sobre o texto da pág. 207, com um mínimo de 15 linhas, com a mesma estrutura do texto livro, isto é, 5 parágrafos.
2ª , 3ª e 4ª aulas – Temas 1, 2 e 3 – A economia açucareira, A ocupação do Nordeste pelos holandeses e A vida nos engenhos
  • Você é um senhor de engenho e vai produzir um álbum com 16 fotos (desenhos coloridos). Você deve aparecer em todas as fotos, que deverão ter também um local e se necessário outras pessoas. As fotos deverão ser explicadas no verso da folha, com textos mínimos de 5 linhas.

5ª e 6ª aulas – Temas 4 e 5 – Escravidão e resistência e Trocas e conflitos
  • Produza um acróstico com a expressão “Escravidão e resistência no Brasil”, produzindo frases-chaves de cada um dos 26 parágrafos e colocando-as em ordem no acróstico para formar uma narrativa seqüencial.

7ª aula – Tema 6 – Nem só de açúcar vive a colônia
  • Com cada um dos 5 itens produzir 2 atividades de sua livre escolha.

8ª aula – Análise de textos
  • Para cada um dos 11 itens das pág. 231 a 237, produza um novo título, uma explicação para ele com um mínimo de 4 linhas e um desenho colorido e explicado por uma frase.
  • Produza um texto, com um mínimo e 10 linhas, sobre o texto e os quadrinhos das pág. 238 e 239.

9ª e 10ª aulas – Finalização: entregar a atividade com capa (com desenho e título originais), contra-capa (com cabeçalho, introdução apresentando a atividade, com um mínimo de 10 linhas, explicação do título e do desenho da capa), conclusão (texto utilizando as idéias das questões do início da unidade e tudo o que você aprendeu sobre este assunto, com um mínimo de 10 linhas) e uma auto-avaliação onde você avaliará:
  • a produção das atividades (Estão corretas? Estão completas? - 70%),
  • a estética das atividades (Estão bem feitas? Minha letra está legível? Os desenhos estão caprichados? Meu trabalho têm margens? Meu trabalho está bonito?  - 15%),
  • a minha atuação durante a execução das atividades (Meu comportamento foi bom, não baguncei a aula, não atrapalhei meus colegas, respeitei o meu professor, respeitei o ambiente de trabalho cuidando da sua limpeza e da sua conservação? Não faltei e nem me atrasei? – 15%)

Atividade 3 – Análise de vídeos do Brasil Colonial

Videos: Um Novo Mundo na TV e O Brasil Colônia na TV
  • Produzir um guia sobre os vídeos didáticos assistidos, contendo:
a)      Sinopse: resumo do filme (mínimo de 10 linhas).
b)      Comentário: sua opinião sobre o filme, identificando 3 pontos positivos e 3 pontos negativos (mínimo de 10 linhas).
c)      Desenhos: 5 desenhos coloridos e explicados sobre cenas significativas dos filmes.


8º ano

1º Bimestre

Atividade 1 – A expansão da América portuguesa

1ª , 2ª e 3ª aulas – Revisão
  • Utilizando a apostila “O que já estudamos” do livro Nova História Crítica” de Mário Schmidt, produzir para cada item:
O título ___________________quer nos mostrar que __________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ mas eu colocaria o título _______________________________________ porque ___________
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4ª e 5ª aulas – Temas 1 e 2 – A crise portuguesa no século XVII e A conquista do sertão
  • Narração sobre os nove itens do tema, onde um bandeirante conta sobre os problemas ocorridos que influenciaram no surgimento do bandeirantismo no Brasil, como se fosse uma história, com um mínimo de 4 e um máximo de 8 linhas, por item. Crie um personagem que é quem fará a narrativa. Cada item deverá ter além do texto, um título original e criativo e um desenho colorido e explicado.

6ª aula - Tema 3 – As missões jesuíticas
  • Entrevista do bandeirante do tema 1 e 2 com um jesuíta, deverá ter uma ficha técnica, 2 perguntas respondidas para cada um dos 8 subitens, num total de 16, numa sequência lógica  e uma conclusão do entrevistador, com um mínimo de 10 linhas.

7ª aula – Tema 4  – Crise e rebeliões na colônia
  • Produzir numa folha de sulfite dupla (A3) um cartaz sobre a crise e as rebeliões no Brasil com 12 desenhos coloridos e explicados por textos mínimos de 5 linhas sobre os 4 itens do texto (3 para cada um), em volta da folha, e no centro um desenho grande colorido e explicado sobre o que considerou mais importante no texto. Seu cartaz deverá ter margem e título.

8ª aula – Em foco – A educação na colônia
  • Com cada um dos dez itens, dê um novo título, explique-o com um mínimo de 5 linhas e produza um desenho colorido e explicado por uma frase.
  • Leia o texto das pág. 34 e 35 e responda a questão 3 da pág. 35.

9ª e 10ª aulas – Finalização: entregar a atividade com capa (com desenho e título originais), contra-capa (com cabeçalho, introdução apresentando a atividade, com um mínimo de 10 linhas, explicação do título e do desenho da capa), conclusão (texto utilizando as idéias das questões do início da unidade e tudo o que você aprendeu sobre este assunto, com um mínimo de 10 linhas) e uma auto-avaliação onde você avaliará:
  • a produção das atividades (Estão corretas? Estão completas? - 70%),
  • a estética das atividades (Estão bem feitas? Minha letra está legível? Os desenhos estão caprichados? Meu trabalho têm margens? Meu trabalho está bonito?  - 15%),
  • a minha atuação durante a execução das atividades (Meu comportamento foi bom, não baguncei a aula, não atrapalhei meus colegas, respeitei o meu professor, respeitei o ambiente de trabalho cuidando da sua limpeza e da sua conservação? Não faltei e nem me atrasei? – 15%)


Atividade 2 – A época do ouro no Brasil

1ª aula – Introdução
  • Leia os textos das pág. 36 e 37, observe as gravuras e depois produza um texto sobre este assunto com um mínimo de 15 linhas, ilustrado por 4 desenhos coloridos e explicados.

  e 3ª aula – Temas 1 e 2 – A descoberta do ouro e A exploração de ouro e diamante
  • Produza uma história em quadrinhos em 3 páginas divididas em 12 quadrinhos,  onde um mineiro conte sobre a descoberta e a exploração do ouro e do diamante em Minas Gerais. Cada quadrinho deverá ter 2 falas sobre cada item. A história deverá ter começo, meio e fim. (A atividade deverá ser feita em uma folha de sulfite (A4), dobrada ao meio 3 vezes, o último verso deverá ser para colar a história numa folha de caderno comum).

4ª e 5ª aulas – Tema 3 e 4 – O crescimento do mercado interno e da vida urbana e A vida cotidiana nas cidades mineiras
  • Produzir numa folha de sulfite dupla (A3) um cartaz sobre a vida na região das minas com 12 desenhos coloridos e explicados por textos mínimos de 5 linhas sobre os itens do texto, em volta da folha, e no centro um desenho grande colorido e explicado sobre o que considerou mais importante no texto. Seu cartaz deverá ter margem e título.

6ª aula – Em foco – O Barroco mineiro
  • Você é um guia turístico e vai organizar uma visita as cidades históricas de Minas Gerais. Imagine um diálogo seu com um turista. Sua conversa deverá ter uma apresentação dos lugares e duas perguntas do turista sobre cada um dos11 itens do texto. No final, você encerra a visita com um pequeno texto, com um mínimo de 4 linhas.         
  • Leia o texto das pág. 58 e 59e produza um comentário com um mínimo de 10 linhas.


7ª e 8ª aulas – Finalização: entregar a atividade com capa (com desenho e título originais), contra-capa (com cabeçalho, introdução apresentando a atividade, com um mínimo de 10 linhas, explicação do título e do desenho da capa), conclusão (texto utilizando as idéias das questões do início da unidade e tudo o que você aprendeu sobre este assunto, com um mínimo de 10 linhas) e uma auto-avaliação onde você avaliará:
  • a produção das atividades (Estão corretas? Estão completas? - 70%),
  • a estética das atividades (Estão bem feitas? Minha letra está legível? Os desenhos estão caprichados? Meu trabalho têm margens? Meu trabalho está bonito?  - 15%),
  • a minha atuação durante a execução das atividades (Meu comportamento foi bom, não baguncei a aula, não atrapalhei meus colegas, respeitei o meu professor, respeitei o ambiente de trabalho cuidando da sua limpeza e da sua conservação? Não faltei e nem me atrasei? – 15%)
Atividade 3 – Atividade Complementar

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2º Bimestre

Atividade 1 – Das Revoluções Inglesas à Revolução Industrial

1ª aula – Introdução
  • Leia os textos das pág. 62 e 63, observe as gravuras e depois produza um texto sobre este assunto com um mínimo de 15 linhas, ilustrado por 4 desenhos coloridos e explicados.

2ª aula – Tema 1 – As revoluções inglesas no século XVII
  • Produzir para cada um dos 9 itens, um novo título, uma explicação para este novo título com um mínimo de 5 linhas e um desenho colorido e explicado.
  • Responda a seguinte questão: qual a importância da Revolução Gloriosa na Inglaterra?

3ª e 4ª aulas – Temas 2 e 3 – O desenvolvimento econômico da Inglaterra e a Revolução Industrial
  • Produzir numa folha de sulfite dupla (A3) um cartaz sobre a Revolução Industrial com 16 desenhos coloridos e explicados por textos mínimos de 5 linhas sobre os itens do texto, em volta da folha, e no centro um desenho grande colorido e explicado sobre o que considerou mais importante no texto. Seu cartaz deverá ter margem e título.

5ª e 6ª aulas – Temas 4 e 5 – As cidades industriais e a vida operária e As lutas operárias e os sindicatos
  • Produzir um diário de um adolescente inglês da classe proletária durante a Revolução Industrial. O diário deverá ter 10 dias, um para cada item, e em cada dia ele contará os acontecimentos que ocorreram, como se fosse o seu dia-a-dia, com um mínimo de 6 linhas cada. Cada dia deve conter um desenho colorido e explicado, por uma frase, ilustrando os acontecimentos.
  • No início da narrativa ele se apresenta e explica a continuação e no final ele se despede.

7ª aula – Análise de textos
  • Leia os textos das páginas 76, 77, 80 e 85, e produza comentários com um mínimo de 10 linhas cada um.
  • Com os 9 itens das pág. 86 a 91, produza um novo título, explique-o com um mínimo de 5 linhas e um desenho colorido e explicado com uma frase.

8ª e 9ª aulas – Finalização: entregar a atividade com capa (com desenho e título originais), contra-capa (com cabeçalho, introdução apresentando a atividade, com um mínimo de 10 linhas, explicação do título e do desenho da capa), conclusão (texto utilizando as idéias das questões do início da unidade e tudo o que você aprendeu sobre este assunto, com um mínimo de 10 linhas) e uma auto-avaliação onde você avaliará:
  • a produção das atividades (Estão corretas? Estão completas? - 70%),
  • a estética das atividades (Estão bem feitas? Minha letra está legível? Os desenhos estão caprichados? Meu trabalho têm margens? Meu trabalho está bonito?  - 15%),
  • a minha atuação durante a execução das atividades (Meu comportamento foi bom, não baguncei a aula, não atrapalhei meus colegas, respeitei o meu professor, respeitei o ambiente de trabalho cuidando da sua limpeza e da sua conservação? Não faltei e nem me atrasei? – 15%)



Atividade 2 – Revoluções na América e na Europa

1ª aula – Introdução
  • Leia os textos das pág. 92 e 93, observe as gravuras e depois produza um texto sobre este assunto com um mínimo de 15 linhas, respondendo a pergunta do final e ilustrado por 4 desenhos coloridos e explicados.

2ª aula – Tema 1 – A era da Ilustração
  • Produza uma cruzadinha com a expressão “Não tenha medo de usar o intelecto”, com 20 palavras na horizontal, uma para cada item, sendo cada uma, resposta para uma pergunta formulada e iniciada com: o que, quem, qual, onde, por que ou como.

3ª aula  - Tema 2 – A independência dos Estados Unidos
  • Com cada um dos 11 itens, produzir 3 perguntas e respondê-las.

4ª e 5 ª aulas  - Temas 3, 4 e 5 – A França antes da revolução, O início da revolução, Do Terror à reação Termidoriana e  Palavras da Revolução
  • Produzir um painel contando a história de toda a Revolução Francesa em uma folha de sulfite dupla (A3), dobrada até que forme 24 quadrinhos. (No primeiro será escrito o enunciado) Neles você colocará um novo título para o item, uma explicação e um desenho colorido sobre a explicação.

6ª aula – Em Foco – O cotidiano da França revolucionária
  • Produzir um  diário de um adolescente francês antes da Revolução Francesa. O diário deverá ter 11 dias, e em cada dia ele continuará contando os acontecimentos que ocorreram, como se fosse o seu dia-a-dia, com um mínimo de 6 linhas cada. Cada dia deve conter um desenho colorido e explicado, por uma frase, ilustrando os acontecimentos.
  • No início da narrativa ele se apresenta e explica a continuação e no final ele se despede.

7ª aulas – Análise de textos
  • Comente cada um dos 4 textos com um mínimo de 10 linhas cada.

8ª e 9ª aulas – Finalização: entregar a atividade com capa (com desenho e título originais), contra-capa (com cabeçalho, introdução apresentando a atividade, com um mínimo de 10 linhas, explicação do título e do desenho da capa), conclusão (texto utilizando as idéias das questões do início da unidade e tudo o que você aprendeu sobre este assunto, com um mínimo de 10 linhas) e uma auto-avaliação onde você avaliará:
  • a produção das atividades (Estão corretas? Estão completas? - 70%),
  • a estética das atividades (Estão bem feitas? Minha letra está legível? Os desenhos estão caprichados? Meu trabalho têm margens? Meu trabalho está bonito?  - 15%),
  • a minha atuação durante a execução das atividades (Meu comportamento foi bom, não baguncei a aula, não atrapalhei meus colegas, respeitei o meu professor, respeitei o ambiente de trabalho cuidando da sua limpeza e da sua conservação? Não faltei e nem me atrasei? – 15%)





Atividade 3 – Atividade Complementar

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3º Bimestre

Atividade 1 – A era de Napoleão e
a independência da América espanhola

1ª aula – Tema 1 e 2  – Napoleão Bonaparte no poder e O Império Napoleônico
  • Você é um cidadão francês e vai escrever uma carta contando sobre a era de Napoleão. Sua carta deverá ter local e data (Paris, ___ de ___________ de 1821 – ano da morte de Napoleão), saudação inicial, parágrafo inicial, 10 parágrafos intermediários que precisam contem obrigatoriamente em tinta de outra cor e incluído no texto o nome do item, parágrafo final, saudação final e nome.

2ª aula - Tema 3 – Os americanos lutam por liberdade
  • Produzir para cada um dos 10 subitens:
a)      um novo título,
b)      uma explicação para o título com um mínimo de 5 linhas,
c)      um desenho colorido e explicado.

3ª aula – Tema 4 – México livre
  • Produza um acróstico com a expressão “Viva a independência”, produzindo frases-chaves de cada um dos 26 parágrafos e colocando-as em ordem no acróstico para formar uma narrativa seqüencial.

4ª aula – Em foco – Os indígenas na América independente
  • Produzir numa folha de sulfite dupla (A3) um cartaz sobre os indígenas na América independente com 10 desenhos coloridos e explicados por textos mínimos de 5 linhas sobre os itens do texto, em volta da folha, e no centro um desenho grande colorido e explicado sobre o que considerou mais importante no texto. Seu cartaz deverá ter margem e título.

5ª aula – Análise de textos e mapa
  • Responda as questões 1 e 2 da pág. 141.
  • Responda a questão 4 da pág. 142
  • Responda as questões 1 e 2 da pág. 143.

6ª e 7ª aulas - Finalização: entregar a atividade com capa (com desenho e título originais), contra-capa (com cabeçalho, introdução apresentando a atividade, com um mínimo de 10 linhas, explicação do título e do desenho da capa), conclusão (texto utilizando as idéias das questões do início da unidade e tudo o que você aprendeu sobre este assunto, com um mínimo de 10 linhas) e uma auto-avaliação onde você avaliará:
  • a produção das atividades (Estão corretas? Estão completas? - 70%),
  • a estética das atividades (Estão bem feitas? Minha letra está legível? Os desenhos estão caprichados? Meu trabalho têm margens? Meu trabalho está bonito?  - 15%),
  • a minha atuação durante a execução das atividades (Meu comportamento foi bom, não baguncei a aula, não atrapalhei meus colegas, respeitei o meu professor, respeitei o ambiente de trabalho cuidando da sua limpeza e da sua conservação? Não faltei e nem me atrasei? – 15%)



Atividade 2 – A independência do Brasil e o Primeiro Reinado

1ª aula – Introdução
  • Leia os textos das pág. 150 e 151, observe as gravuras e depois produza um texto sobre este assunto com um mínimo de 15 linhas, respondendo a pergunta do final e ilustrado por 4 desenhos coloridos e explicados.

2ª e 3ª aulas –Temas 1 e 2 – O Brasil sobre as regras do Pacto Colonial e A crise do sistema colonial
  • Produza um acróstico com a expressão “A crise do sistema colonial no Brasil”, produzindo frases-chaves de cada um dos 30 parágrafos e colocando-as em ordem no acróstico para formar uma narrativa seqüencial.

4ª e 5ª aulas – Temas 3 e 4 – O Brasil se torna sede do Reino Português e A independência do Brasil
  • Produzir um painel contando a história de todo o processo de independência do Brasil em uma folha de sulfite dupla (A3), dobrada até que forme 24 quadrinhos. (No primeiro será escrito o enunciado) Neles você colocará um novo título para o item, uma explicação e um desenho colorido sobre a explicação.

6ª aula – Temas 5 e 6 – O Primeiro Reinado e O fim do Primeiro Reinado
  • Carta de D. Pedro I aos brasileiros contando sobre o período em que governou o Brasil até a sua abdicação. Sua carta deverá local e data (Rio de Janeiro ou Lisboa e uma data após a abdicação), saudação inicial, parágrafo inicial, 11 parágrafos intermediários, onde dentro do texto apareça obrigatoriamente o título do item escrito em tinta diferente, parágrafo final, saudação final, e nome.

7ª aula – Em foco – Rio de Janeiro, a cidade da corte
  • Produzir para cada um dos oito itens do texto duas perguntas iniciadas com o que, quem, qual, onde, quando, onde, como ou por que.

8ª aula – Análise de textos
  • Leia e comente com textos mínimos de 10 linhas os textos das pág. 166, 173 e 178/179.

9ª e 10ª aulas – Finalização: entregar a atividade com capa (com desenho e título originais), contra-capa (com cabeçalho, introdução apresentando a atividade, com um mínimo de 10 linhas, explicação do título e do desenho da capa), conclusão (texto utilizando as idéias das questões do início da unidade e tudo o que você aprendeu sobre este assunto, com um mínimo de 10 linhas) e uma auto-avaliação onde você avaliará:
  • a produção das atividades (Estão corretas? Estão completas? - 70%),
  • a estética das atividades (Estão bem feitas? Minha letra está legível? Os desenhos estão caprichados? Meu trabalho têm margens? Meu trabalho está bonito?  - 15%),
  • a minha atuação durante a execução das atividades (Meu comportamento foi bom, não baguncei a aula, não atrapalhei meus colegas, respeitei o meu professor, respeitei o ambiente de trabalho cuidando da sua limpeza e da sua conservação? Não faltei e nem me atrasei? – 15%)



Atividade 3 – Atividade Complementar

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4º Bimestre

Atividade 1 – Revoluções na Europa e a expansão dos Estados Unidos

1ª aula – Tema 1 – A Europa das revoluções
  • Com cada um dos 16 parágrafos, produzir um novo título e uma explicação para esse título com um mínimo de 5 linhas.

2ª aula – Tema 2 – A unificação da Itália e da Alemanha
  • Produza um e-mail de um italiano contando para um alemão como se deu o processo de independência de seu país, com um mínimo de 10 linhas, pode conter emoticons e depois um outro e-mail semelhante, do alemão para o italiano.

3ª e 4ª aulas – Temas 3 e 4 – Estados Unidos: a conquista do oeste e A Guerra Civil Americana
  • Produza uma história em quadrinhos em 4 páginas divididas em 16 quadrinhos,  onde um personagem indígena converse com um personagem negro sobre a conquista do oeste itens 1 a 7 e o o personagem negro fale para o indígena sobre os itens 8 a 16. Não se esqueça de expressar os sentimentos destes personagens frente a esses fatos. Cada quadrinho deverá ter 2 falas sobre cada item. A história deverá ter começo, meio e fim. (A atividade deverá ser feita em uma folha de sulfite (A4), dobrada ao meio 3 vezes.

5ª aula – Tema 5 – Propostas de transformação social
  • Com cada um dos treze itens produzir um novo título e uma explicação para ele, com um mínimo de cinco linhas.

6ª aula – Tema 6 – Novas formas de ver o mundo
  • Com os 12 itens das pág, 201 a 209, produza 12 atividades de sua livre escolha.

7ª aula  - Em foco – Direitos Humanos – pág. 210 a 215
  • Produza um cartaz em sulfite duplo A3, defendendo os direitos humanos. Seu cartaz deverá ter 10 textos explicativos, um slogan, e um desenho colorido grande em segundo plano.

8ª e 9ª aulas - Finalização: entregar a atividade com capa (com desenho e título originais), contra-capa (com cabeçalho, introdução apresentando a atividade, com um mínimo de 10 linhas, explicação do título e do desenho da capa), conclusão (texto utilizando as idéias das questões do início da unidade e tudo o que você aprendeu sobre este assunto, com um mínimo de 10 linhas) e uma auto-avaliação onde você avaliará:
  • a produção das atividades (Estão corretas? Estão completas? - 70%),
  • a estética das atividades (Estão bem feitas? Minha letra está legível? Os desenhos estão caprichados? Meu trabalho têm margens? Meu trabalho está bonito?  - 15%),
  • a minha atuação durante a execução das atividades (Meu comportamento foi bom, não baguncei a aula, não atrapalhei meus colegas, respeitei o meu professor, respeitei o ambiente de trabalho cuidando da sua limpeza e da sua conservação? Não faltei e nem me atrasei? – 15%)





Atividade 2 – Brasil: da Regência ao Segundo Reinado

1ª aula – Introdução
  • Leia os textos das pág. 150 e 151, observe as gravuras e depois produza um texto sobre este assunto com um mínimo de 15 linhas, respondendo a pergunta do final e ilustrado por 4 desenhos coloridos e explicados.

2ª aula – Tema 1 – O período regencial
  • Produza para cada um dos seis itens 4 questões de Verdadeiro ou Falso, sendo 2 verdadeiras e 2 falsas.  Após cada questão falsa, explicar o que deveria ser feito para torná-la verdadeira.

3ª aula – Tema 2 – A crise do governo regencial
  • Produzir um acróstico com a expressão “O governo regencial”, na vertical e 12 frases, 2 para cada item,  referentes a ele, na horizontal, sempre iniciando com um verbo.  Ex: O GOVERNO REGENCIAL terminou em 1940.

4ª e 5ª aulas – Tema 3 – O governo de D. Pedro II
  • Produzir uma carta de um cidadão pobre brasileiro a D. Pedro II, reclamando da falta de democracia no Brasil durante o Segundo Reinado. Sua carta deverá ter local e data, saudação inicial, parágrafo inicial, 9 parágrafos intermediários, parágrafo final, saudação final, nome.
  • Produzir um depoimento de um escravo brasileiro que lutou na Guerra do Paraguai, onde ele narre sobre os acontecimentos em 4 parágrafos. Seu texto deve iniciar com a apresentação do narrador (o escravo soldado) e terminar com um pedido de liberdade.

6ª aula – Tema 4 – A expansão cafeeira no Brasil
  • Produzir um cartaz com desenhos pequenos, coloridos e explicados em volta e um desenho grande, colorido e explicado no centro sobre o que achou mais interessante. Lembre-se que seu cartaz deverá ter título e margens.

7ª aula – Tema 5 – A abolição do tráfico negreiro
  • Produzir um diálogo entre 2 escravos brasileiros sobre a abolição do tráfico negreiro. O diálogo deverá ter duas pequenas narrativas uma no início e a outra no fim e 4 falas por item, 2 para cada escravo.

8ª aula – Tema 6 – Os imigrantes no Brasil
  • Com cada um dos sete itens do texto produzir duas atividades, um texto e outra de sua livre escolha.

9ª aula – Análise de textos
  • Responda as 4 questões da pág. 227.
  • Comente com textos mínimos de 5 linhas os textos das pág. 229, 236, 241, 242, 243.

10ª aula – Em foco – A questão agrária no Brasil
  • Explicar com textos mínimos de 5 linhas os 12 itens do texto das pág. 244 a 249.

11ª e 12ª aulas – Finalização: entregar a atividade com capa (com desenho e título originais), contra-capa (com cabeçalho, introdução apresentando a atividade, com um mínimo de 10 linhas, explicação do título e do desenho da capa), conclusão (texto utilizando as idéias das questões do início da unidade e tudo o que você aprendeu sobre este assunto, com um mínimo de 10 linhas) e uma auto-avaliação onde você avaliará:
  • a produção das atividades (Estão corretas? Estão completas? - 70%),
  • a estética das atividades (Estão bem feitas? Minha letra está legível? Os desenhos estão caprichados? Meu trabalho têm margens? Meu trabalho está bonito?  - 15%),

·       a minha atuação durante a execução das atividades (Meu comportamento foi bom, não baguncei a aula, não atrapalhei meus colegas, respeitei o meu professor, respeitei o ambiente de trabalho cuidando da sua limpeza e da sua conservação? Não faltei e nem me atrasei? – 15%)

Atividade 3 – Análise de vídeos do Brasil Império

Videos: O Brasil Império na TV
  • Produzir um guia sobre os vídeos didáticos assistidos, contendo:
d)     Sinopse: resumo do filme (mínimo de 10 linhas).
e)      Comentário: sua opinião sobre o filme, identificando 3 pontos positivos e 3 pontos negativos (mínimo de 10 linhas).
f)       Desenhos: 5 desenhos coloridos e explicados sobre cenas significativas dos filmes.



















9º ano

1º Bimestre

Atividade 1 – A era do Imperialismo

1ª , 2ª e 3ª aulas – Revisão
  • Utilizando a apostila “O que já estudamos” do livro Nova História Crítica” de Mário Schmidt, produzir para cada item:
O título ___________________quer nos mostrar que __________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ mas eu colocaria o título _______________________________________ porque ___________
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4ª aula – Introdução
  • Leia os textos das pág. 92 e 93, observe as gravuras e depois produza um texto sobre este assunto com um mínimo de 15 linhas, respondendo a pergunta do final e ilustrado por 4 desenhos coloridos e explicados.

5ª aula – Tema 1 – Segunda Revolução Industrial
  • Para cada um dos 21 itens produzir um título e uma explicação para ele com pelo menos 5 linhas.

6ª aula – Tema 2 – As novas tecnologias
  • Narração sobre os dez itens do tema, onde um cidadão comum conta sobre as novas tecnologias que modificaram o modo de vida no final do século XIX, como se fosse uma história, com um mínimo de 4 e um máximo de 8 linhas, por item. Crie um personagem que é quem fará a narrativa. Cada item deverá ter além do texto, um título original e criativo e um desenho colorido e explicado.

7ª aula - Tema 3 – A era dos impérios
  • Produzir numa folha de sulfite dupla (A3) um cartaz sobre a era dos impérios com 14 desenhos coloridos e explicados por textos mínimos de 5 linhas, sobre os 14 itens do texto, em volta da folha, e no centro um desenho grande colorido e explicado sobre o que considerou mais importante no texto. Seu cartaz deverá ter margem e título.

8ª aula – Tema 4  – O surgimento da sociedade de massas
  • Produza uma história em quadrinhos em 3 páginas divididas em 12 quadrinhos,  onde um europeu conte sobre a sociedade e artes do final do século XIX. Cada quadrinho deverá ter 2 falas sobre cada item. A história deverá ter começo, meio e fim. (A atividade deverá ser feita em uma folha de sulfite (A4), dobrada ao meio 3 vezes, o último verso deverá ser para colar a história numa folha de caderno comum). O enunciado deverá ser escrito no primeiro quadrinho.

9ª aula – Em foco – A expansão imperialista na África
  • Com cada um dos treze itens, dê um novo título, explique-o com um mínimo de 5 linhas e produza um desenho colorido e explicado por uma frase.

10ª e 11ª aulas – Finalização: entregar a atividade com capa (com desenho e título originais), contra-capa (com cabeçalho, introdução apresentando a atividade, com um mínimo de 10 linhas, explicação do título e do desenho da capa), conclusão (texto utilizando as idéias das questões do início da unidade e tudo o que você aprendeu sobre este assunto, com um mínimo de 10 linhas) e uma auto-avaliação onde você avaliará:
  • a produção das atividades (Estão corretas? Estão completas? - 70%),
  • a estética das atividades (Estão bem feitas? Minha letra está legível? Os desenhos estão caprichados? Meu trabalho têm margens? Meu trabalho está bonito?  - 15%),
  • a minha atuação durante a execução das atividades (Meu comportamento foi bom, não baguncei a aula, não atrapalhei meus colegas, respeitei o meu professor, respeitei o ambiente de trabalho cuidando da sua limpeza e da sua conservação? Não faltei e nem me atrasei? – 15%)


Atividade 2 – A república chega ao Brasil

1ª aula – Introdução
  • Leia os textos das pág. 40 e 41, observe as gravuras e depois produza um texto sobre este assunto com um mínimo de 15 linhas, ilustrado por 4 desenhos coloridos e explicados.

  aula – Tema 1 – A questão escravista no Brasil Imperial
  • Produzir uma carta de um fazendeiro ressentido com a abolição da escravatura ao imperador D. Pedro II. Sua carta deverá ter local e data, saudação inicial, parágrafo inicial, 8 parágrafos intermediários sobre os 8 itens do texto, parágrafo final, saudação final, nome.

3ª aula – Tema 2 – A proclamação da República no Brasil
  • Produzir numa folha de sulfite dupla A3, um painel sobre a proclamação da República no Brasil e sobre a organização do novo regime. Dobre a folha até conseguir nove partes iguais, em cada uma delas você vai:
1.      colocar um novo título para o item,
2.      definir (explicar o que é) o elemento central do título com no máximo 30 palavras,
3.      comentar o item com no mínimo 3 linhas,
4.      produzir um desenho colorido e explicado por uma frase.

4ª aula – Tema 3 – O Coronelismo e A Guerra de Canudos
  • Produzir numa folha de sulfite dupla (A3) uma sequência de 12 desenhos coloridos e explicados,  com um mínimo de 5 linhas cada, sobre os 6 itens do texto (2 para cada item), contando a história da Guerra de Canudos.

5ª aula – Temas 4 e 5 – A industrialização e o crescimento das cidades e O movimento operário na Primeira República
  • Produzir um diário de viagem de um investidor estrangeiro no Brasil da Primeira República, em suas andanças pelo país ele quer conhecer a situação do operário brasileiro.  O diário deverá ter 7 dias, um para cada item, e em cada dia ele contará os acontecimentos que ocorreram, como se fosse o seu dia-a-dia, com um mínimo de 6 linhas cada. Cada dia deve conter um desenho colorido e explicado, por uma frase, ilustrando os acontecimentos.
  • No início da narrativa ele se apresenta e explica a continuação e no final ele se despede, e dá a sua opinião sobre o que viu em nosso país.

6ª aula – Tema 6 – Reformas e revoltas na capital
  • Você é um guia turístico e vai organizar uma visita ao centro histórico da cidade do Rio de Janeiro. Imagine um diálogo seu com um turista. Sua conversa deverá ter uma apresentação dos lugares e 12 perguntas do turista sobre cada um dos12 itens do texto. No final, você encerra a visita com um pequeno texto, com um mínimo de 4 linhas.         

7ª aula – Análise de textos
  • Comente com um mínimo de 5 linhas, os textos das páginas 43 (Joaquim Nabuco), 45(Depois da escravidão..), 53 (Euclides da Cunha), 61 (Oswaldo Cruz), 63 (A jovem Anita e a nova arte), 64 e 65 (A revolta dos marinheiros).

8ª aula – Em foco – Cangaço: uma guerra no sertão
  • Produza para cada um dos 7 itens do texto, 2 atividades de sua livre escolha.

9ª e 10ª aulas – Finalização: entregar a atividade com capa (com desenho e título originais), contra-capa (com cabeçalho, introdução apresentando a atividade, com um mínimo de 10 linhas, explicação do título e do desenho da capa), conclusão (texto utilizando as idéias das questões do início da unidade e tudo o que você aprendeu sobre este assunto, com um mínimo de 10 linhas) e uma auto-avaliação onde você avaliará:
  • a produção das atividades (Estão corretas? Estão completas? - 70%),
  • a estética das atividades (Estão bem feitas? Minha letra está legível? Os desenhos estão caprichados? Meu trabalho têm margens? Meu trabalho está bonito?  - 15%),
  • a minha atuação durante a execução das atividades (Meu comportamento foi bom, não baguncei a aula, não atrapalhei meus colegas, respeitei o meu professor, respeitei o ambiente de trabalho cuidando da sua limpeza e da sua conservação? Não faltei e nem me atrasei? – 15%)

Atividade 3 – Atividade Complementar

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2º Bimestre

Atividade 1 – A Primeira Guerra e a Revolução Russa

1ª aula – Introdução
  • Leia os textos das pág. 62 e 63, observe as gravuras e depois produza um texto sobre este assunto com um mínimo de 15 linhas, ilustrado por 4 desenhos coloridos e explicados.

2ª aula – Tema 1 – Antes da guerra
  • Produzir um diálogo entre dois amigos europeus, um inglês e um alemão, sobre a situação da Europa no final do século XIX e início do século XX. O diálogo deverá ter duas pequenas narrativas uma no início e a outra no fim e 4 falas por item, 2 para cada amigo.

3ª aula – Tema 2 – A guerra e seus resultados  
  • Produzir duas cartas, a primeira do inglês escrevendo para o alemão e a segunda, o contrário. Todas as duas cartas deverão ter local (Londres e Berlim) e data ( após o final da guerra), saudação inicial, parágrafo inicial, 12 parágrafos intermediários ( um para cada item, e cada um escrito sob o ponto de vista inglês ou alemão), parágrafo final, saudação final e nome.

4ª e 5ª aulas – Tema 3 e 4 – A Rússia dos Czares e A revolução socialista na Rússia
  • Produza numa folha de sulfite dupla (A3) um cartaz sobre a Revolução Russa com 12 desenhos coloridos e explicados por textos mínimos de 5 linhas sobre os itens do texto, em volta da folha, e no centro um desenho grande colorido e explicado sobre o que considerou mais importante no texto. Seu cartaz deverá ter margem e título.

6ª aula – Tema 5 – A arte e a cultura na Europa dos anos 1920
  • Produza um diálogo sobre um novo encontro dos dois amigos europeus, agora eles se reencontram para comentar sobre a vida na Europa pós guerra. O diálogo deverá ter duas pequenas narrativas uma no início e a outra no fim e 4 falas por item, 2 para cada amigo.

7ª aula – Em foco – A guerra e a morte e Um jornalista na Revolução Russa
  • Com os 9 itens dos textos, produza duas atividades de sua livre escolha.

8ª e 9ª aulas – Finalização:
entregar a atividade com capa (com desenho e título originais), contra-capa (com cabeçalho, introdução apresentando a atividade, com um mínimo de 10 linhas, explicação do título e do desenho da capa), conclusão (texto utilizando as idéias das questões do início da unidade e tudo o que você aprendeu sobre este assunto, com um mínimo de 10 linhas) e uma auto-avaliação onde você avaliará:
  • a produção das atividades (Estão corretas? Estão completas? - 70%),
  • a estética das atividades (Estão bem feitas? Minha letra está legível? Os desenhos estão caprichados? Meu trabalho têm margens? Meu trabalho está bonito?  - 15%),
  • a minha atuação durante a execução das atividades (Meu comportamento foi bom, não baguncei a aula, não atrapalhei meus colegas, respeitei o meu professor, respeitei o ambiente de trabalho cuidando da sua limpeza e da sua conservação? Não faltei e nem me atrasei? – 15%)



Atividade 2 – A crise do capitalismo e a Segunda Guerra Mundial

1ª aula – Introdução
  • Leia os textos das pág. 104 e 105, observe as gravuras e depois produza um texto sobre este assunto com um mínimo de 15 linhas, ilustrado por 4 desenhos coloridos e explicados.

2ª aula – Tema 1 – Os anos 1920 e a Grande Depressão
  • Produzir uma carta de um americano para um amigo contando sobre a situação dos EUA durante os anos 20. Sua carta deverá ter local e data, saudação inicial, parágrafo inicial, 9 parágrafos intermediários, parágrafo final, saudação final, nome

3ª aula – Tema 2 – Os regimes autoritários tomam conta da Europa
  • Produza uma cruzadinha com a expressão “Regimes autoritários”,  com 18 palavras na horizontal, uma para cada item, sendo cada uma, resposta para uma pergunta formulada e iniciada com: o que, quem, qual, onde, por que ou como.

4ª aula – Tema 3 – Uma experiência dolorosa: o nazismo alemão
  • Produza para cada um dos 25 parágrafos do tema 3, uma frase-chave, com o máximo de 15 palavras.
  • Junte as frases e produza um texto coerente sobre o Nazismo. Dê um título criativo.

5ª, 6ª e 7ª aulas – Temas 4, 5 e 6 – A expansão do Eixo e a Segunda Guerra Mundial, A eclosão da guerra: o avanço do Eixo e O avanço dos aliados
  • Produza numa folha de sulfite dupla (A3) um cartaz sobre a Segunda Guerra Mundial com 21 desenhos coloridos e explicados por textos mínimos de 5 linhas sobre os itens do texto, em volta da folha, e no centro um desenho grande colorido e explicado sobre o que considerou mais importante no texto. Seu cartaz deverá ter margem e título.

8ª aula – Análise de textos
  • Comente com um mínimo de 5 linhas, os textos das páginas 109 (O “New Deal” de Obama), 117(Marc Bloch), 121(Suástica), 126 e 127 (A Batalha de Stalingrado), 129(O memorial da Paz).

9ª aula – Em foco – Cangaço: uma guerra no sertão
  • Produza para cada um dos 8 itens do texto, 2 atividades de sua livre escolha.

10ª e 11ª aulas – Finalização: entregar a atividade com capa (com desenho e título originais), contra-capa (com cabeçalho, introdução apresentando a atividade, com um mínimo de 10 linhas, explicação do título e do desenho da capa), conclusão (texto utilizando as idéias das questões do início da unidade e tudo o que você aprendeu sobre este assunto, com um mínimo de 10 linhas) e uma auto-avaliação onde você avaliará:
  • a produção das atividades (Estão corretas? Estão completas? - 70%),
  • a estética das atividades (Estão bem feitas? Minha letra está legível? Os desenhos estão caprichados? Meu trabalho têm margens? Meu trabalho está bonito?  - 15%),
  • a minha atuação durante a execução das atividades (Meu comportamento foi bom, não baguncei a aula, não atrapalhei meus colegas, respeitei o meu professor, respeitei o ambiente de trabalho cuidando da sua limpeza e da sua conservação? Não faltei e nem me atrasei? – 15%)

Atividade 3 – Atividade Complementar

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3º Bimestre

Atividade 1 – A Era Vargas

1ª aula – Introdução
  • Leia os textos das pág. 138 e 139, observe as gravuras e depois produza um texto sobre este assunto com um mínimo de 15 linhas, ilustrado por 4 desenhos coloridos e explicados.

2ª aula – Tema 1 - A Revolução de 1930 e o Governo Provisório
  • Produza um acróstico com a expressão “Vargas e o Governo Provisório”, produzindo frases-chaves de cada um dos 19 parágrafos e colocando-as em ordem no acróstico para formar uma narrativa seqüencial.

3ª aula – Tema 2 – Entre a ditadura e o governo constitucional
  • Produza um título para cada um dos 14 parágrafos e explique-o com um mínimo de 4 linhas.

4ª aula – Tema 3 – A ditadura do Estado Novo
  • Com cada um dos 9 itens do texto, produza 3 perguntas iniciadas com o que, qual, onde, quem, quando, como e por que.

5ª e 6ª aulas – Tema 4 e Em Foco – Educação e cultura na era Vargas e Nas ondas do rádio
  • Produza numa folha de sulfite dupla (A3) um cartaz sobre a Educação e Cultura na era Vargas com 23 desenhos coloridos e explicados por textos mínimos de 5 linhas sobre os itens do texto, em volta da folha, e no centro um desenho grande colorido e explicado sobre o que considerou mais importante no texto. Seu cartaz deverá ter margem e título.

7ª aula - Análise de textos e mapas
  • Comente com um mínimo de 5 linhas, os textos das páginas 141 (As iniciativas de valorização do café), 147(O fim do monopólio da Petrobrás), 151(O populismo brasileiro), 158 e 159 (Graciliano Ramos) e 164 e 165 (O rádio cria um mito e De idiota a Águia Solitária).
  • Responda a questão 5 (A, B e C) da pág. 157.

8ª e 9ª aulas – Finalização: entregar a atividade com capa (com desenho e título originais), contra-capa (com cabeçalho, introdução apresentando a atividade, com um mínimo de 10 linhas, explicação do título e do desenho da capa), conclusão (texto utilizando as idéias das questões do início da unidade e tudo o que você aprendeu sobre este assunto, com um mínimo de 10 linhas) e uma auto-avaliação onde você avaliará:
  • a produção das atividades (Estão corretas? Estão completas? - 70%),
  • a estética das atividades (Estão bem feitas? Minha letra está legível? Os desenhos estão caprichados? Meu trabalho têm margens? Meu trabalho está bonito?  - 15%),
  • a minha atuação durante a execução das atividades (Meu comportamento foi bom, não baguncei a aula, não atrapalhei meus colegas, respeitei o meu professor, respeitei o ambiente de trabalho cuidando da sua limpeza e da sua conservação? Não faltei e nem me atrasei? – 15%)




Atividade 2 – O mundo bipolar

1ª e 2ª aula – Temas 1 e 2 – A Guerra Fria e Indústria cultural e esportes
  • Produzir 2 cartazes de propaganda, um dos Estados Unidos, representando o capitalismo e o outro para a União Soviética, representando o socialismo.
  • Os cartazes deverão ter textos e desenhos sobre os itens e no centro uma explicação e um desenho sobre a Guerra Fria (item zero).
  • O cartaz americano deverá ser com os itens identificados por números e o cartaz soviético com as letras.
  • Todos os dois cartazes são de propaganda por isso o texto deverá ser publicitário, e deverão ter margens e ser bem coloridos.

3ª aula – Tema 3 – O Estado de bem-estar social
  • Para os 8 itens do texto produzir um título, uma explicação para o título com um mínimo de 5 linhas e um desenho colorido e explicado com uma frase.

4ª aula – Tema 4 e 5  – A descolonização da África e Revoluções na Ásia
  • Imagine uma troca de e’mails entre jovens dos países envolvidos no processo de descolonização da África. Assim cada um vai mandar para os outros um e-mail com as informações dos itens 1 e 2 e contar como ocorreu o processo de descolonização em seu país. Total de 11 e-mails. Crie emoticons relacionados com o assunto de cada e-mail.

5ª aula – Tema 6 – A questão judaico-palestina
  • Produza um acróstico com a expressão “A questão judaico-palestina”, produzindo frases-chaves de cada um dos 16 parágrafos e colocando-as em ordem no acróstico para formar uma narrativa seqüencial.

6ª aula – Tema 7 – Revolução e ditadura na América Latina
  • Para cada um dos 4 itens, produzir 4 desenhos coloridos e explicados com textos que contem a essência da história do item.

7ª aula - Análise de textos
  • Comente com um mínimo de 5 linhas, os textos das páginas 169 (O Plano Marshall), 175 (Paris, maio de 1968), 177 (Martin Luther King), 189 (A morte de Salvador Allende), 192 (Che Guevara) e 193 (A resistência pacífica).

8ª aula – Em foco – A televisão e o cotidiano
  • Produza para cada um dos 8 itens do texto, 2 atividades de sua livre escolha.

9ª e 10ª aulas – Finalização: entregar a atividade com capa (com desenho e título originais), contra-capa (com cabeçalho, introdução apresentando a atividade, com um mínimo de 10 linhas, explicação do título e do desenho da capa), conclusão (texto utilizando as idéias das questões do início da unidade e tudo o que você aprendeu sobre este assunto, com um mínimo de 10 linhas) e uma auto-avaliação onde você avaliará:
  • a produção das atividades (Estão corretas? Estão completas? - 70%),
  • a estética das atividades (Estão bem feitas? Minha letra está legível? Os desenhos estão caprichados? Meu trabalho têm margens? Meu trabalho está bonito?  - 15%),
  • a minha atuação durante a execução das atividades (Meu comportamento foi bom, não baguncei a aula, não atrapalhei meus colegas, respeitei o meu professor, respeitei o ambiente de trabalho cuidando da sua limpeza e da sua conservação? Não faltei e nem me atrasei? – 15%)

Atividade 3 – Atividade Complementar

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4º Bimestre

Atividade 1 – Democracia e ditadura no Brasil

1ª aula – Introdução e Tema 1 – O Brasil depois de 1945
  • Leia os textos das pág. 202 e 203, observe as gravuras e depois produza um texto sobre este assunto com um mínimo de 10 linhas, ilustrado por 4 desenhos coloridos e explicados.
  • Para cada um dos 8 itens, produzir 3 desenhos coloridos e explicados com textos que contem a essência da história do item.

2ª e 3ª aulas – Tema 2 e 3 – Os anos dourados e O governo João Goulart e o golpe de 1964
  • Produzir um diálogo entre 2 brasileiros sobre a política brasileira de 1955 a 1964. O diálogo deverá ter duas pequenas narrativas uma no início e a outra no fim e 4 falas por item, 2 para cada brasileiro.

4ª e 5ª aulas – Temas 4, 5 e 6 – O fim das liberdades democráticas, Repressão e abertura e A redemocratização e o governo Sarney
  • Produzir numa folha de sulfite dupla (A3) um cartaz sobre o Brasil de 1964 a 1988 com 15 desenhos coloridos e explicados por textos mínimos de 5 linhas sobre os itens do texto, em volta da folha, e no centro um desenho grande colorido e explicado sobre o que considerou mais importante no texto. Seu cartaz deverá ter margem e título.

6ª aula - Análise de textos e mapas
  • Comente com um mínimo de 5 linhas, os textos das páginas 213 (A história do Palácio do Catete), 218 (Cronologia da repressão), 221 (A lei da Anistia), 223 (O Cinema Novo), 224 (A Jovem Guarda), 224 (A música de protesto), 225 (Os festivais) e 225 (O Tropicalismo) .

7ª aula – Em foco – O futebol no Brasil da repressão
  • Produza para cada um dos 10 itens do texto, 2 atividades de sua livre escolha.

8ª e 9ª aulas – Finalização: entregar a atividade com capa (com desenho e título originais), contra-capa (com cabeçalho, introdução apresentando a atividade, com um mínimo de 10 linhas, explicação do título e do desenho da capa), conclusão (texto utilizando as idéias das questões do início da unidade e tudo o que você aprendeu sobre este assunto, com um mínimo de 10 linhas) e uma auto-avaliação onde você avaliará:
  • a produção das atividades (Estão corretas? Estão completas? - 70%),
  • a estética das atividades (Estão bem feitas? Minha letra está legível? Os desenhos estão caprichados? Meu trabalho têm margens? Meu trabalho está bonito?  - 15%),
  • a minha atuação durante a execução das atividades (Meu comportamento foi bom, não baguncei a aula, não atrapalhei meus colegas, respeitei o meu professor, respeitei o ambiente de trabalho cuidando da sua limpeza e da sua conservação? Não faltei e nem me atrasei? – 15%)

Atividade 2 – A nova ordem mundial

1ª aula – Introdução
  • Leia os textos das pág. 232 e 233, observe as gravuras e depois produza um texto sobre este assunto com um mínimo de 10 linhas, ilustrado por 4 desenhos coloridos e explicados.

2ª aula - Tema 1 – O fim da União Soviética
  • Para cada um dos 6 itens, produzir 3 desenhos coloridos e explicados com textos que contem a essência da história do item.

3ª aula – Tema 2 – O fim do socialismo no Leste Europeu
  • Produzir para os 7 itens , novos títulos com explicações mínimas de 5 linhas.

4ª aula – Tema 3 – O poderio dos Estados Unidos
  •  Produzir para cada um dos 6 itens tirinhas com 5 quadrinhos cada.

5ª aula – Tema 4 – A Globalização e seus efeitos
  • Produzir numa folha de sulfite dupla (A3) um cartaz sobre a Globalização e seus efeitos, com 11 desenhos coloridos e explicados por textos mínimos de 5 linhas sobre os itens do texto, em volta da folha, e no centro um desenho grande colorido e explicado sobre o que considerou mais importante no texto. Seu cartaz deverá ter margem e título.

6ª aula – Tema 5 – O Brasil na nova ordem mundial
  • Produzir para cada um dos 14 itens, 2 atividades, a 1ª um texto, e a 2ª de sua livre escolha.

7ª aula - Análise de textos
  • Comente com um mínimo de 5 linhas, os textos das páginas 247 (Uma nova crise mundial), 250 (A reforma da Constituição), e 257 (A reserva de cotas nas universidades).

8ª aula – Em foco – Desafio do novo milênio
  • Produza para cada um dos 11 itens do texto, 2 atividades de sua livre escolha.

9ª e 10ª aulas – Finalização: entregar a atividade com capa (com desenho e título originais), contra-capa (com cabeçalho, introdução apresentando a atividade, com um mínimo de 10 linhas, explicação do título e do desenho da capa), conclusão (texto utilizando as idéias das questões do início da unidade e tudo o que você aprendeu sobre este assunto, com um mínimo de 10 linhas) e uma auto-avaliação onde você avaliará:
  • a produção das atividades (Estão corretas? Estão completas? - 70%),
  • a estética das atividades (Estão bem feitas? Minha letra está legível? Os desenhos estão caprichados? Meu trabalho têm margens? Meu trabalho está bonito?  - 15%),
  • a minha atuação durante a execução das atividades (Meu comportamento foi bom, não baguncei a aula, não atrapalhei meus colegas, respeitei o meu professor, respeitei o ambiente de trabalho cuidando da sua limpeza e da sua conservação? Não faltei e nem me atrasei? – 15%)


Atividade 3 – Análise de vídeos do Brasil República

Videos: O Brasil República na TV
  • Produzir um guia sobre os vídeos didáticos assistidos, contendo:
g)      Sinopse: resumo do filme (mínimo de 10 linhas).
h)      Comentário: sua opinião sobre o filme, identificando 3 pontos positivos e 3 pontos negativos (mínimo de 10 linhas).
i)        Desenhos: 5 desenhos coloridos e explicados sobre cenas significativas dos filmes.

3 comentários:

  1. Muito Bom, obrigado por disponibilizar seu material!

    Professora Luci Chimati!

    ResponderExcluir
  2. Muito Bom, obrigado por disponibilizar seu material!

    Professora Luci Chimati!

    ResponderExcluir