sexta-feira, 25 de março de 2011

Planos de Aulas de História - 7º ANO - 2008/2009/2010

7º ano - Início do ano letivo

1ª aula - 2008
Apresentação, leitura e comentários sobre as “Instruções para o ano de 2009”.

Reflexões sobre História - 2008

Leitura do texto e resolução dos questionamentos.

As diversas faces de um conceito – As palavras em nossa língua podem ter sentidos variados. A palavra história pode ser entendida de diversas maneiras:
_ História: ficção – Os livros de aventura, as novelas de televisão e os filmes nos contam histórias de pessoas, de lugares, de acontecimentos muitas vezes inventados para chamar a nossa atenção ou nos distrair. Essas histórias são inventadas pela imaginação humana e são chamadas de histórias fictícias ou de ficção.
_ História: vida real – Os fatos reais que acontecem no dia-a-dia, tanto de uma pessoa como de um país, podem ser chamados de história da vida real. As lutas, os sonhos, as alegrias, as tristezas, os acontecimentos marcantes constituem a vida real de cada um e tornam-se a sua história.
_ História: ciência – Um outro sentido ainda pode ser dado à palavra história: História, ciência que estuda a vida humana através do tempo. È este sentido da palavra história que nos interessa. Vamos entender como os homens  organizaram-se e desenvolveram-se no passado, chegando aos dias de hoje. É importante ressaltar que a História está interessada tanto na vida dos homens do passado como dos homens atuais, de forma que é uma ciência do passado e do presente, um e outro inseparáveis.
01 – Cite exemplos próximos de você de:
a) história de ficção:
b) história da vida real:
c) história como ciência:
02 – Para que serve o estudo da História? Responda com suas próprias palavras.

O problema da verdade – Leia, agora, uma lenda da Índia sobre a dificuldade humana para compreender a realidade.
     Numa antiga cidade da Índia viviam seis cegos. Eles sempre ouviam falar do majestoso elefante do Rajá (príncipe). Até que, um dia, resolveram examinar diretamente o grande animal.
     Chegando perto do elefante, o primeiro cego conseguiu colocar a mão na sua barriga. Então, gritando, disse:
     _ O elefante é como um muro.
     Porém, o segundo cego segurou numa das presas e, ouvindo o amigo, protestou:
     _ Não, o elefante é pontiagudo e duro como uma lança!
     O terceiro cego, agarrando a tromba, discordou:
     _ O elefante é como uma serpente.
     O quarto cego pegando a enorme perna do elefante, disse:
     _ Vocês estão loucos: o elefante é como o tronco de uma árvore!
     O quinto cego, ouvindo a confusão dos amigos, decidiu saltar para cima do animal. Segurou, então, uma das grandes orelhas do elefante e disse:
     _ Todos vocês são idiotas se não percebem que o elefante é um grande leque de abano.
     Por fim, o sexto cego, cuidadosamente segurou a cauda e disse:
     _ Calem-se todos. O elefante é uma corda resistente.
     Os cegos, pegando uma parte do elefante, conheciam apenas uma parte do animal. Entretanto, cada cego era muito orgulhoso. Pensava que sua parte correspondia ao todo, criando toda a confusão.
     A mensagem dessa lenda serve de alerta para muitas situações. No estudo da História, por exemplo, muitas pessoas comportam-se como os seis cegos da Índia. Percebem e compreendem uma parte da realidade e concluem, orgulhosamente, que descobriram a verdade.
     Essas pessoas se esquecem que o saber humano é seletivo e limitado. É seletivo porque cada historiador seleciona a área que quer estudar, seleciona o que mais lhe interessa. É limitado porque, por mais ampla que seja a sua pesquisa , ela atinge apenas parcela da realidade. Pois a tarefa de conhecer é sempre infinita.
03 – Qual a mensagem da lenda sobre os seis cegos da Índia?
04 – O saber histórico é seletivo e limitado. Explique esta afirmação com suas próprias palavras, sem copiar do texto.

A verdade histórica – Como grande parte dos historiadores atuais, creio que não existe a tal “verdade histórica” definitiva e absoluta. Cada época faz a sua própria história, sempre respondendo perguntas que cada época faz a seu passado.
     A história acumulou numerosos conhecimentos e interpretações sobre os fatos, que vão acrescentando pedaços e facetas do conhecimento à chamada “verdade histórica”. É como se uma câmera cinematográfica filmasse uma cena de diversos ângulos e perspectivas. Nenhuma foto contém toda a cena, mas o seu conjunto se aproxima do que chamaríamos de visão global.
     Cada pesquisador e cada estudioso acrescenta uma nova perspectiva ao conhecimento, que para cada um deles é a “verdade”. (Laima Mesgravis)
05 – Para a autora, existe uma verdade histórica definitiva e absoluta? Por quê?
06 – Como a autora compara o trabalho dos diferentes historiadores? Explique.

Quem faz a história? – A História pode ser vista de duas maneiras: como os fatos do passado, que têm íntima relação com o presente e o futuro, e como o estudo desses fatos, que é feito principalmente pelos historiadores, que são aqueles que pesquisam esses fatos e escrevem sobre eles.
07 – Por que isso acontece?
     Todos os homens participam dos fatos, isto é, fazem a História, mas são poucos os que aparecem nos livros de História. São poucos os homens que são estudados pelos historiadores. Por que isso acontece? Poucos jornais se preocupam em noticiar que os moradores de um bairro pobre se reuniram no fim de semana para limpar a rua e plantar árvores na pracinha. Mas, se o presidente da República se encontrou com um dirigente de outro país, esta notícia estará em todos os jornais.
08 - O que você pensa sobre isso?
     Os jornais noticiam os fatos que acham mais importantes para os leitores e para a população. E quem decide se os fatos são importantes ou não geralmente são os donos e diretores dos jornais, que com freqüência estão de acordo com quem manda no país. Também os livros de história trazem mais fatos referentes à vida dos governantes do que notícias sobre os governados (o povo, em geral).
09 – Quando você assiste diversos telejornais as notícias são mostradas de maneira semelhante? Por quê?
     Mas você sabe que todos nós fazemos a história do Brasil. Você, seus professores, os autores dos livros em que você estuda, seus colegas, seus parentes e amigos constituem uma parte da sociedade brasileira. Essa parcela estuda, trabalha, vota, etc. Numa nação democrática, esses grupos de cidadãos devem atuar politicamente, e com isso ter uma participação maior na história do país.
     Entretanto, na distribuição da riqueza produzida por todos, alguns são mais beneficiados do que outros. Os donos e diretores de grandes empresas, os dirigentes políticos possuem mais dinheiro e poder que um cidadão comum. Por isso, chamam mais a atenção dos jornais do que o povo pobre. E isso explica por que existem mais documentos sobre os atos dos governantes do que sobre o que o povo e os pobres fizeram.
10 - O que você pensa sobre isso?
     Essa situação cria problemas para o historiador, pois existe o risco de ele contar a História apenas do ponto de vista dos governantes e dos grupos poderosos (lembra-se da lenda dos cegos?). Isso pode acontecer por falta de documentos sobre os governados ou por interesse do próprio historiador, que pode dar mais importância a uns do que a outros.
     Mas, precisamos saber que, o mais importante para a História é o povo brasileiro, que é o nosso principal herói, o que inclui os índios, os negros, os brancos, os pobres, e não se resume a mostrar uma lista de heróis, datas e fatos. Essa história é interessante e útil, porque nos ajuda a entender melhor a sociedade em que vivemos e a participar de suas transformações. Porque nós fazemos a história do Brasil.
     Mas ninguém faz a história sozinho. A principal característica do ser humano é viver em sociedade. E é junto com os outros, aprendendo, trabalhando e vivendo coletivamente, que o homem participa da história. É interessando-se pelos outros, sendo solidário com eles, participando da vida da comunidade, da escola, do país, que cada brasileiro pode contribuir para melhorar a vida de todos e a sua própria vida. Pois o homem é o mais poderoso, mas também é o mais dependente dos animais.

Conclusão – Assim percebemos que para estudar História não é preciso decorar um monte de nomes e datas, que o mais importante é aprender a desenvolver um pensamento crítico, não acreditar em tudo que vemos e lemos. Pois a História é uma ciência que nos ajuda a pensar melhor o nosso presente!
11 – Você agora é um historiador, e vai escrever um livro de história, elabore um plano para que a história deixe de ser uma seqüência de fatos das vidas dos ricos e poderosos e passe a se preocupar também com a parcela dos trabalhadores e pobres. Detalhe o seu plano.


Revisão do conteúdo da 5ª série
2008

Parte 1 – Produzir um texto, na forma de um diário sobre uma viagem à 5 locais e povos estudados no ano passado. Procure pensar nos 4 conceitos do texto “Reflexões da História”, para escrever um bom texto histórico. Mínimo de 45 linhas. Dê um título criativo.

Parte 2 – Produza 10 desenhos coloridos e explicados, 2 para cada local e povo.

Revisão do conteúdo do 6º ano
2009

Parte 1 – Imagine um personagem bem curioso, que consiga viajar pelo tempo, durante a Antiguidade. Produza um diálogo entre este personagem com pessoas que viveram neste período, de forma que eles expliquem para ele os diversos acontecimentos estudados no ano passado. O diálogo deverá se iniciar com uma pergunta do personagem curioso, seguida de um diálogo que seja suficiente para que ele entenda o assunto e encerrar com uma conclusão do personagem sobre o povo visitado.

OBS: Com consulta nas apostilas, “O que estudamos no ano passado”, do livro Nova História Crítica de Mário Schmidt.

Parte 2 – Produza logotipos para as civilizações (Egito, Mesopotâmia, Fenícia, Palestina, Pérsia, Índia, China, Japão, Grécia e Roma), baseados em suas principais características e explicá-los. Ex: A logomarca BRASIL do governo Lula.

Conclusão – Produza um texto sobre as principais civilizações, sobre o que elas tem de interessante e suas contribuições para o nosso tempo, com um título criativo e um mínimo de 10 linhas.

Finalização: entregar a atividade com capa (com desenho e título originais), contra-capa (com cabeçalho e introdução apresentando a atividade, com um mínimo de 10 linhas) e conclusão (texto com tudo o que você aprendeu sobre este assunto, com um mínimo de 10 linhas).

2010

O desenvolvimento está nos detalhes

     Após a leitura do texto, “O desenvolvimento está nos detalhes”, de Cláudio de Moura Castro, promover a discussão baseada nos seguintes pontos: (classificar os treze exemplos em cinco) categorias:
a)     respeito à integridade e ao tempo dos outros,
b)     o destino dado ao lixo,
c)     preocupação com a qualidade final de produtos e serviços,
d)     falta de acesso à informação,
e)     utilização otimizada de recursos físicos;
pense e escreva sobre:
·         as pequenas atitudes que você e os seus colegas praticam na escola, na sala-de-aula e durante a produção de atividades, que prejudicam o bom rendimento de nossa escola;
·       as suas propostas para otimizar o dia-a-dia de nossa escola, sala-de-aula e produção de atividades.

A formação da Europa feudal

Parte 1 – Itens 1 e 2 – 2008/2009 - Narração sobre o final do Império Romano, os bárbaros, e os francos como se fosse uma história, com um mínimo de 4 e um máximo de 8 linhas. Crie um personagem que é quem fará a narrativa. Cada parte deverá ter além do texto, um título original e criativo e um desenho colorido e explicado.

Parte 2 – Item 3 e Personagem2008/2009 - Entrevista do mesmo personagem da parte 1 com Carlos Magno, ela deverá ter uma ficha técnica, 3 perguntas respondidas para cada subitem, num total de 15 e uma conclusão do entrevistador, com um mínimo de 10 linhas.

Parte 3 – Itens 4, 5, 6 e 7 - 2008 -  – Produzir um infográfico (pesquisar na internet o significado) sobre o Feudalismo, com 10 quadros, sendo 4 do item 4, 3 do item 5, 2 do item 6 e 1 do tem 7, além do desenho central.

Parte 3 – Itens 4, 5, 6 e 7Autobiografia – 2009
 Produza uma autobiografia de um senhor feudal, em quadrinhos, onde ele dialogue com o leitor e conte como é a vida nos feudos. Você deverá produzir um quadrinho para cada subitem, que deverá ter além do texto, desenhos.    

Parte 4 – Os castelos medievais – Você é um guia turístico e vai organizar uma visita a um castelo medieval. Imagine um diálogo seu com um turista em visita a um castelo medieval. Sua conversa deverá ter uma apresentação do lugar e duas perguntas do turista sobre cada um dos 6 itens do texto. No final, você encerra a visita com um pequeno texto, com um mínimo de 4 linhas.

Parte 5 – Análise de gravuras e mapas
a)     Gravuras: escolha 5 gravuras, identifique e explique-as com um mínimo de 5 linhas.
b)     Mapas: responda as questões 5 (a, b e c) da página 20, 8 (a e b) da página 33 e 2 (a, b, c e d) da página 35.

Finalização: entregar a atividade com capa (com desenho e título originais), contra-capa (com cabeçalho e introdução apresentando a atividade, com um mínimo de 10 linhas) e conclusão (texto utilizando as idéias das questões do início da unidade e tudo o que você aprendeu sobre este assunto, com um mínimo de 10 linhas).
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Atividade 3 – A turma da Mônica na época do Feudalismo - 2009

     Produzir um desenho tridimensional do mundo feudal com as características da gravura da página 23 do seu livro.
     Seu desenho deverá ter os seguintes itens:
  • o castelo do senhor feudal,
  • as casas dos servos,
  • as terras para cultivo,
  • os personagens da turma da Mônica exercendo as funções do Feudalismo (os que trabalham, os que rezam e os que lutam).
     Ao lado de cada item deverá haver uma explicação.
     Na capa deverá ter um desenho e um título original, além do cabeçalho e da introdução.
     No verso, a definição de Feudalismo e 9 explicações sobre diversos aspectos do mundo feudal.

O mundo além da Europa

 2008/2009

1ª parte – Itens 1 a 4 – História em quadrinhos
     Em 4 páginas divididas em 9 quadrinhos, produzir uma história onde Aladim e seus amigos contem sobre o povo árabe. Cada quadrinho deverá ter 2 falas sobre cada item. A história deverá ter começo, meio e fim.

2ª parte – Em foco – Visita a uma mesquita – Página 68 a 73
      Você é um guia turístico e vai organizar uma visita a uma mesquita. Imagine um diálogo seu com um turista. Sua conversa deverá ter uma apresentação do lugar e duas perguntas do turista sobre cada um dos 9 itens do texto. No final, você encerra a visita com um pequeno texto, com um mínimo de 4 linhas.         

3ª parte – Itens 5 e 6
     1 – Com cada um dos 14 subitens, produzir:
a) um novo título;
b) uma explicação para o novo título, com um mínimo de 4 linhas;
c) um desenho colorido e explicado.
2 – Produzir um texto juntando as explicações dos desenhos com título criativo e mínimo de 30 linhas.

4ª parte – Item 7
     Produzir um cartaz de propaganda com:
a)     7 textos publicitários;
b)     slogan;
c)     desenho colorido em segundo plano.

5ª parte – Análise de gravuras, mapas e gráfico
a)     gravuras: descrever e comentar, com um mínimo de 4 linhas, as seguintes gravuras: página 47 – cópia do Alcorão, página 55, página 60, página 63 e página 72.
b)     mapas: descrever e comentar, com um mínimo de 4 linhas, os mapas das páginas 48, 49 e 61.
c)     gráfico: responder a questão 3 da página 64.

Última parte – Arte e criatividade relacionada com o assunto.

Comercialização – Produzir um cartaz de propaganda defendendo o respeito à cultura de outros povos, com texto publicitário e slogan, em primeiro plano; e desenhos coloridos, em segundo plano. OBS: Comentar sobre o desrespeito no Brasil às religiões afro-brasileiras e sobre a destruição de mesquitas, desrespeito ao Islamismo.

Finalização: entregar a atividade com capa (com desenho e título originais), contra-capa (com cabeçalho e introdução apresentando a atividade, com um mínimo de 10 linhas) e conclusão (texto utilizando as idéias das questões do início da unidade e tudo o que você aprendeu sobre este assunto, com um mínimo de 10 linhas).


 Mudanças na Europa

2008/2009

Parte 1 – Diário – itens 1, 2, 3 e 5 (pág. 76 a 81, 86 e 87)
     Produzir um diário de um adolescente europeu no final da Idade Média. O diário deverá cobrir 16 dias, e em cada dia ele contará os acontecimentos que ocorreram, como se fosse o seu dia-a-dia, com um mínimo de 5 linhas, cada. Cada dia deve conter um desenho colorido e explicado, ilustrando os acontecimentos.

Parte 2 – Diálogo – item 4 e Personagem (pág. 84, 85 e 89)
     Produzir um diálogo entre 4 pessoas: um espanhol, um português, um francês e um inglês, onde cada um conte como se formou o seu país. Cada personagem deverá ter 3 falas, com um mínimo de 4 linhas cada, para contar os subitens 2, 3, 4 e 5 e o francês e o inglês, no final, discutem para contar sobre os subitens 6 e 7. Antes do início do diálogo, faça uma pequena narração com o subitem 1.

Parte 3 – Em Foco – As Cruzadas – (pág. 90 a 95)
     Com cada uma das 4 partes, produzir 3 perguntas seqüenciais com respostas e 2 desenhos coloridos e explicados.

Parte 4 – Análise de texto, gravuras e mapas
a)     texto: responder as questões 1 e 3 da pág. 83;
b)     gravuras: escolha 3 gravuras, identifique e explique-as com um mínimo de 5 linhas;
c)     mapas: comente com textos, com mínimo de 5 linhas, os mapas das páginas 77 e 81, não se esqueça de identificar o local e a finalidade do mapa.

Última parte – As Cruzadas tinham como objetivo conquistar a Terra Santa para os cristãos e a palavra se tornou sinônimo de movimentos em favor ou contra alguma coisa. Você vai organizar uma cruzada para resolver um problema do nosso tempo. Qual seria o estandarte dela? Desenhe-o e explique-o detalhadamente.


Comercialização – Produza um cartaz de propaganda com texto publicitário, slogan e desenho colorido sobre o Cristianismo para ser divulgado entre os muçulmanos da Terra Santa ou sobre o Islamismo para ser divulgado entre os cruzados cristãos.

Finalização: entregar a atividade com capa (com desenho e título originais), contra-capa (com cabeçalho e introdução apresentando a atividade, com um mínimo de 10 linhas) e conclusão (texto utilizando as idéias das questões do início da unidade e tudo o que você aprendeu sobre este assunto, com um mínimo de 10 linhas).
Mudanças na arte e na religião

2008

Parte 1 – Convite – Itens 1, 2, 3 e Em Foco
     Produzir um convite para uma exposição de arte renascentista em uma galeria, com uma folha de sulfite dobrada em zig-zag, formando 6 lados. O 1º, será a capa, indicando o local e a data; no 2º, você explicará sobre as mudanças que ocorreram na Europa, que levaram ao Renascimento (item 1, pág. 98 e 99); no 3º, você comentará sobre as características do Renascimento, o seu surgimento na Itália e desenvolvimento em Florença e Roma (item 2, pág. 100 e 101); no 4º, você explicará sobre o Humanismo e suas conseqüências (item 3, pág. 102 e 103); no 5º, você comentará sobre Leonardo da Vinci, a principal figura do Renascimento (Em Foco, pág. 114 a 119).
     Todos os lados deverão ter o desenho de uma obra renascentista em segundo plano. O texto deverá ser publicitário, para incentivar as pessoas a visitar sua exposição. O convite deverá ser colado nesta folha de instruções pelo 6º lado.

Parte 2 – Releitura de obras renascentistas
     Sabendo que uma obra de arte reproduz as idéias e os acontecimentos de seu tempo, produzir uma releitura de uma obra renascentista, atualizando-a. Identifique a obra, o autor e explique a atualização.

Parte 3 – Cartazes de propaganda
     Produzir 2 cartazes de propaganda. O 1º, para a Igreja Evangélica, e o 2º para a Igreja católica, e eles devem ter por objetivo aumentar o nº de seguidores destas duas igrejas, na Idade Moderna.
     Os cartazes devem ter, cada:
a)     3 textos publicitários,
b)     um slogan,
c)     um desenho colorido, em segundo plano, que envolva toda a página.

Parte 4 – Análise  de textos, gravuras e mapas.
a)     textos: comente com um mínimo de 5 linhas os textos das páginas 105 e 113. Dê novos títulos para eles.
b)     Gravuras: - comente a evolução ocorrida com a pintura, observando as gravuras das páginas 96 e 97, com um mínimo de 7 linhas,
                       - responda a questão 9 da página 104.
c) mapas: comente com um mínimo de 5 linhas, os mapas das páginas 99 e 108. Dê novos títulos para eles.

Finalização: entregar a atividade com capa (com desenho e título originais), contra-capa (com cabeçalho e introdução apresentando a atividade, com um mínimo de 10 linhas) e conclusão (texto utilizando as idéias das questões do início da unidade e tudo o que você aprendeu sobre este assunto, com um mínimo de 10 linhas).

2009

Com cada uma das sete partes do texto, produzir:
  • 2 narrativas,
  • 2 acrósticos,
  • 2 poesias,
  • e com uma das partes, 3 adivinhações, citando as características para descobrirem o dono delas.
Produzir também um slogan para o Renascimento e outro para a Reforma Religiosa e preencher todo o espaço da letra (cartaz) com desenhos coloridos e explicados.

Guia de vídeos didáticos (Revisão) - 2008

Parte Única – Produzir um guia sobre os vídeos didáticos assistidos, contendo:
a)     Sinopse: resumo do filme (mínimo de 10 linhas).
b)     Comentário: sua opinião sobre o filme, identificando 3 pontos positivos e 3 pontos negativos (mínimo de 10 linhas).
c)     Desenhos: 5 desenhos coloridos e explicados sobre cenas significativas dos filmes.

Vídeos assistidos:
- A Renascença e a Era das descobertas – 26’50’’ – vídeo 1
- As Grandes Navegações – 12’14’’ – vídeo 7
- As Grandes Navegações – 24’21’’ – vídeo 10

Finalização: entregar a atividade com capa (com desenho e título originais), contra-capa (com cabeçalho e introdução apresentando a atividade, com um mínimo de 10 linhas) e conclusão (texto com tudo o que você aprendeu sobre este assunto, com um mínimo de 10 linhas).

O encontro entre dois mundos

2008

Parte 1 – Produção de um videogame
     Produzir um videogame com 4 fases, uma para cada um dos 4 primeiros itens do capítulo 5 (pág 122 a 131) e uma introdução, baseada no texto da pág 120
     Você deverá determinar:     
a)     os personagens, que serão os jogadores, num total de 5,
b)     o local onde o jogo irá se desenvolver, a tela do monitor ( a explicação e um desenho grande),
c)     os objetivos de cada fase, o que os jogadores devem fazer para mudar de fase e deve estar relacionado com o item e deve ter no mínimo o mesmo nº de subitens de cada fase (4 nos itens 1, 2 e 4, e 6 no item 3),
d)     Lembre-se que você está produzindo também a revista para ensinar a jogar,

Exemplo:
- Introdução:
- Personagens: português, espanhol, francês, inglês e holandês.
- Objetivo: conquistar a maior quantidades de terras fora da Europa, na Ásia, África e América.
- Como jogar: 1ª fase: 1º obstáculo;
                                    2º obstáculo;
                                    3º obstáculo;
                                    4º obstáculo.
                                   
                                     Tela da 1ª fase: desenho do monitor com o cenário da 1ª fase e os 4 obstáculos.

Parte 2 – Cartas
     Produzir 3 cartas de um espanhol para sua mãe. As cartas deverão ter:
a)     local e data,
b)     saudação inicial,
c)     parágrafo inicial,
d)     parágrafos intermediários sobre o assunto do livro,
e)     parágrafo final,
f)      saudação final,
g)     seu nome.
      A 1ª carta deverá ser sobre o texto das páginas 136 a 140, mais a 147 e deverá ter 12 parágrafos intermediários.
     A 2ª carta deverá ser sobre o texto das páginas 141 a 143 e deverá ter 8 parágrafos intermediários.
     A 3ª carta deverá ser sobre o texto das páginas 144 a 145 e deverá ter 3 parágrafos intermediários.
     Em cada carta deverá ser enviado junto 3 “fotografias” coloridas e comentadas.

Parte 3 – Análise de textos, mapa, tabela e vídeos.
a)     Textos: produzir 8 desenhos coloridos e explicados, um para cada subitem das páginas 150 a 155. Cada desenho deverá ser explicado com um mínimo de 5 linhas.
b)     Mapa: página 148/149, responder as questões de 1 a 10 da página 148.
c)     Tabela: responda a questão 2 (a, b, e c) da página 146.
d)     Vídeo: produzir descrições, com um mínimo de 15 linhas, de um visitante ao território dos maias, incas e yanomamis, a partir dos vídeos:
      - Os Maias – 26’00’’ – vídeo 6
            - Peru, o reino das nuvens – 25’20’’ – vídeo 6
            - Yanomami – 10’33’’ – vídeo 6.

Finalização: entregar a atividade com capa (com desenho e título originais), contra-capa (com cabeçalho e introdução apresentando a atividade, com um mínimo de 10 linhas) e conclusão (texto utilizando as idéias das questões do início da unidade e tudo o que você aprendeu sobre este assunto, com um mínimo de 10 linhas).

 2009

Parte 1 – História em quadrinhos
     Produzir uma história em quadrinhos com 5 capítulos, o texto da página 120 (1º capítulo) e os 4 primeiros itens do capítulo 5, páginas 122 a 131, (capítulos 2 a 5).
     Os capítulos deverão ter título e um determinado número de quadrinhos:
- 1º capítulo – introdução – pág. 120 – 03 quadrinhos,
- 2º capítulo – pág. 122 a 123 – 08 quadrinhos,
- 3º capítulo – pág. 124 a 125 – 08 quadrinhos,
- 4º capítulo – pág. 126 a 128 – 12 quadrinhos,
- 5º capítulo – pág. 129 a 131 – 08 quadrinhos.

Parte 2 – Cartas
     Produzir 3 cartas de um espanhol para sua mãe. As cartas deverão ter:
h)     local e data,
i)      saudação inicial,
j)      parágrafo inicial,
k)     parágrafos intermediários sobre o assunto do livro,
l)      parágrafo final,
m)   saudação final,
n)     seu nome.
      A 1ª carta será ser sobre o texto das páginas 136 a 140, mais a 147 e deverá ter 12 parágrafos intermediários.
     A 2ª carta será ser sobre o texto das páginas 141 a 143 e deverá ter 8 parágrafos intermediários.
     A 3ª carta será ser sobre o texto das páginas 144 a 145 e deverá ter 3 parágrafos intermediários.
     Em cada carta deverá ser enviadas junto 3 “fotografias” coloridas e comentadas.

Parte 3 – Análise de textos, mapa, tabela e vídeos.
e)     Textos: produzir 8 desenhos coloridos e explicados, um para cada subitem das páginas 150 a 155. Cada desenho deverá ser explicado com um mínimo de 5 linhas.
f)      Mapa: página 148/149, responder as questões de 1 a 10 da página 148.
g)     Tabela: responda a questão 2 (a, b, e c) da página 146.
h)     Vídeo: produzir descrições, com um mínimo de 15 linhas, e 2 desenhos coloridos e explicados, de um visitante ao território dos maias, incas e yanomamis, de cada um dos vídeos:
      - Os Maias – 26’00’’ – vídeo 6
            - Peru, o reino das nuvens – 25’20’’ – vídeo 6
            - Yanomami – 10’33’’ – vídeo 6.

Última parte e comercialização: Produza 2 cartazes de propaganda com texto publicitário, slogan e desenho colorido, o primeiro sobre os nativos da América e o segundo sobre os espanhóis, cada um tentando convencer o outro da sua superioridade.

Finalização: entregar a atividade com capa (com desenho e título originais), contra-capa (com cabeçalho e introdução apresentando a atividade, com um mínimo de 10 linhas) e conclusão (texto utilizando as idéias das questões do início da unidade e tudo o que você aprendeu sobre este assunto, com um mínimo de 10 linhas).

A exploração dos impérios coloniais

Parte 1 - 2008
     Correspondência de um descendente do espanhol que reside na América Espanhola para um parente que se encontra na Espanha, contando como está organizada a colonização espanhola na América. (Sugestões: a correspondência pode ser atual como e-mail, MSN, etc.)
     A carta deverá ter:
a)     local e data,
b)     saudação inicial,
c)     parágrafo inicial,
d)     14 parágrafos intermediários (páginas 158 a 163 e 166 a 167)
e)     parágrafo final,
f)      saudação final,
g)     seu nome.

Parte 1 - 2009
     Produzir uma cruzadinha com a expressão: IMPÉRIO COLONIAL ESPANHOL, na vertical; e respostas de perguntas elaboradas de cada um dos 22 subitens, na horizontal (sobrará uma letra).

Parte 2 – 2008/2009
     Com cada um dos 17 subitens dos itens 3, 4, 5  (página 168 a 173), produzir:
a)     um novo título,
b)     uma explicação para o título com um mínimo de 5 linhas,
c)     um desenho colorido e explicado.

Parte 3 – Análise de gravuras, textos, mapas e gráfico. – 2008/2009
a)     gravuras: comente com um mínimo de 3 linhas as gravuras das páginas 156/157, 171, 176 (fonte 1);
b)     textos: comente com um mínimo de 5 linhas, os textos das páginas 163 (O açúcar no Caribe), e 164 (A transformação do indígena);
c)     mapas: - comente com um mínimo de 5 linhas os mapas das páginas 159 e 171;
                  - responda as questões 9 (a e c) da página 165, 3 (a, b e c) da página 174 e 1 da         
                   página 175;
d)     gráfico: questão 7 (a e c) da página 165.
          
Parte 4 – 2008/2009
     Produzir um cartaz a partir dos textos das páginas 176 a 183, numa folha de sulfite, contendo:
a)     título original;
b)     9 textos;
c)     9 desenhos.

Finalização: entregar a atividade com capa (com desenho e título originais), contra-capa (com cabeçalho e introdução apresentando a atividade, com um mínimo de 10 linhas) e conclusão (texto utilizando as idéias das questões do início da unidade e tudo o que você aprendeu sobre este assunto, com um mínimo de 10 linhas).

O Nordeste Colonial

2008

Parte 1
     Produzir com os 13 subitens das páginas 184 a 191, explicações com um mínimo de 5 linhas, títulos originais, títulos originais e tirinhas com 3 quadrinhos cada.

Parte 2
     Diálogo entre 2 escravos, com 2 falas para cada subitem das páginas 194 a 201, com começo, meio e fim. Iniciar e terminar o diálogo com uma narrativa.

Parte 3 – Análise de gravuras, textos, mapas e gráfico.
a)     gravuras: responda as questões 3 (a, b e c) da página 192, 1 (a, b e c) e 2 (a) da página 213;
b)     textos: - responda a questão 1 (a, b e c) da página 193,
                  - comente com um mínimo de 5 linhas, os textos das páginas 203, 204 (2) e 205.
                  Dê um novo título para cada um;                      
c)     mapas: comente os mapas das páginas 189 e 206, com um mínimo de 10 linhas cada e dê novos títulos para eles;
d)     gráfico: explique o gráfico da página 191, comente sobre as 5 datas separadamente.

Parte 4
     Produza 12 desenhos coloridos, explicados e seqüenciais, formando uma história, com as 12 partes do texto da página 206 a 211. Antes do 1º desenho, produza uma narrativa para começar a história e depois do 12º, uma outra, para concluí-la.

Finalização: entregar a atividade com capa (com desenho e título originais), contra-capa (com cabeçalho e introdução apresentando a atividade, com um mínimo de 10 linhas) e conclusão (texto utilizando as idéias das questões do início da unidade e tudo o que você aprendeu sobre este assunto, com um mínimo de 10 linhas).

Análise de vídeos sobre o Brasil Colonial - 2008

Com os 10 vídeos da série 500 anos – O Brasil Colônia na TV, produzir:
  • um novo título,
  • uma sinopse com um mínimo de 15 linhas,
  • 3 desenhos coloridos e explicados sobre as cenas mais significativas do filme.

Finalização: entregar a atividade com capa (com desenho e título originais), contra-capa (com cabeçalho e introdução apresentando a atividade, com um mínimo de 10 linhas) e conclusão (texto utilizando as idéias das questões do início da unidade e tudo o que você aprendeu sobre este assunto, com um mínimo de 10 linhas).

2009

Parte 1 – ABC do Nordeste Colonial
     Com as palavras: africanos (pág. 195), Bahia (pág. 186), casa-grande (pág. 196), engenho (pág. 187), fumo (pág. 191), gado (pág. 198), latifúndio (pág. 186), mestre do açúcar (pág. 195), Nordeste (pág. 187), Pernambuco (pág. 186), quilombos (pág. 204), senhores do engenho (pág. 187), tráfico de escravos (pág. 197), violência (pág. 198), Zumbi (pág. 204), produzir definições com substantivo, verbo e predicado, relacionadas com o assunto do capítulo, e um desenho colorido e explicado.
     Depois, produzir um texto sobre o Nordeste Colonial, onde apareçam todas estas palavras, em qualquer ordem, com título original e criativo e um mínimo de 15 linhas.

Parte 2 – Análise de gravuras, textos, mapas e gráfico.
e)     gravuras: responda as questões 3 (a, b e c) da página 192, 1 (a, b e c) e 2 (a) da página 213;
f)      textos: - responda a questão 1 (a, b e c) da página 193,
                  - comente com um mínimo de 5 linhas, os textos das páginas 203, 204 (2) e 205.                                  
                    Dê um novo título para cada um,
                  - produza 12 desenhos coloridos, explicados e seqüenciais, formando uma história,
                    com  as 12 partes dos textos das páginas 206 a 211. Antes do 1º desenho,
                    produza uma  narrativa para começar a história e depois do 12º, uma outra, para
                    concluí-la.        
g)     mapas: comente os mapas das páginas 189 e 206, com um mínimo de 10 linhas cada e dê novos títulos para eles;
h)     gráfico: explique o gráfico da página 191, comentando sobre as 5 datas separadamente.

Finalização: entregar a atividade com capa (com desenho e título originais), contra-capa (com cabeçalho e introdução apresentando a atividade, com um mínimo de 10 linhas) e conclusão (texto utilizando as idéias das questões do início da unidade e tudo o que você aprendeu sobre este assunto, com um mínimo de 10 linhas).

A expansão colonial

2008
Parte 1
     Você vai desenvolver com cada um dos 12 itens da unidade 8, 2 atividades. A 1ª, uma explicação com um mínimo de 10 linhas e um título original. A 2ª, é livre, você escolhe uma atividade, mas deve produzir 3 tipos diferentes.

Finalização: entregar a atividade com capa (com desenho e título originais), contra-capa (com cabeçalho e introdução apresentando a atividade, com um mínimo de 10 linhas) e conclusão (texto utilizando as idéias das questões do início da unidade e tudo o que você aprendeu sobre este assunto, com um mínimo de 10 linhas).

Atividade 3 – Guia de vídeos didáticos 2 (Revisão) - 2008

Parte Única – Produzir um guia sobre os vídeos didáticos assistidos, contendo:
d)     Sinopse: resumo do filme (mínimo de 10 linhas).
e)     Comentário: sua opinião sobre o filme, identificando 3 pontos positivos e 3 pontos negativos (mínimo de 10 linhas).
f)      Desenhos: 5 desenhos coloridos e explicados sobre cenas significativas dos filmes.

Vídeos assistidos:
- Os primeiros brasileiros – vídeo 17
- A história do pau-brasil – vídeo 10
- 500 anos do Brasil-Colônia na TV – vídeo 10 (Gente Colonial, Cana de Mel, Preço de Fel, Na Companhia dos Holandeses, Dos Grilhões aos Quilombos,  A Conquista da Terra e da Gente, Entre a Fé  e a Espada) – vídeo 10

Finalização: entregar a atividade com capa (com desenho e título originais), contra-capa (com cabeçalho e introdução apresentando a atividade, com um mínimo de 10 linhas) e conclusão (texto com tudo o que você aprendeu sobre este assunto, com um mínimo de 10 linhas).

2009

Parte 1
     Você vai desenvolver com cada um dos 12 itens da unidade 8, 2 atividades. A 1ª, uma explicação com um mínimo de 10 linhas e um título original. A 2ª, é livre, você escolhe uma atividade, mas deve produzir 3 tipos diferentes.

Parte 2 – Análise de textos, gravuras, mapas e esquema
     Analisar, dar novos títulos e explicar os itens abaixo com um mínimo de 5 linhas.
a)     textos: páginas 222 (questão 5) e 232;
b)     gravuras: páginas 219 (inferior), 220 e 221;
c)     mapas: páginas 215, 218, 221 e 226;
d)     esquema: página 231.

Parte 3 – Análise de vídeos
     Com cada um dos vídeos assistidos, produzir:
a)     uma sinopse com um mínimo de 15 linhas;
b)     5 desenhos coloridos e explicados sobre os fatos mais importantes.

      Vídeos: Série Brasil 500 anos – O Brasil Colônia na TV
·         A conquista da terra e da gente
·         Entre a fé e a espada


Finalização: entregar a atividade com capa (com desenho e título originais), contra-capa (com cabeçalho e introdução apresentando a atividade, com um mínimo de 10 linhas) e conclusão (texto utilizando as idéias das questões do início da unidade e tudo o que você aprendeu sobre este assunto, com um mínimo de 10 linhas).

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