sexta-feira, 25 de março de 2011

Planos de Aulas de História - 6º ANO - 2008/2009/2010

6º ano - Início do ano letivo

2010

O desenvolvimento está nos detalhes

     Após a leitura do texto, “O desenvolvimento está nos detalhes”, de Cláudio de Moura Castro, promover a discussão baseada nos seguintes pontos: (classificar os treze exemplos em cinco) categorias:
a)     respeito à integridade e ao tempo dos outros,
b)     o destino dado ao lixo,
c)     preocupação com a qualidade final de produtos e serviços,
d)     falta de acesso à informação,
e)     utilização otimizada de recursos físicos;
pense e escreva sobre:
·         as pequenas atitudes que você e os seus colegas praticam na escola, na sala-de-aula e durante a produção de atividades, que prejudicam o bom rendimento de nossa escola;
·         as suas propostas para otimizar o dia-a-dia de nossa escola, sala-de-aula e produção de atividades.


Introdução ao estudo da História

 2008/2009

01 – Escreva a história da sua vida. Mínimo de 25 linhas. Dê um título criativo.
02 – Responda as questões a seguir baseando-se na história da sua vida. Tire conclusões baseadas em suas respostas.
a) Em sua história aparecem outros personagens além de você? Quem? Por quê?
(Comentar sobre o homem ser um animal social)
b) Se estes outros personagens que aparecem em seu texto fossem escrever a sua história, ela seria igual? Por quê?  (Comentar que a História tem diferentes versões)
c) Qual destas histórias estaria certa? Por quê? (Comentar sobre pontos de vista e opiniões diferentes e que devemos respeitá-las.)
d) Você escreveu sua história utilizando a memória. Mas se precisasse escrevê-la de maneira bem detalhada, que outros recursos utilizaria?
e) Classifique estes recursos em documentos escritos, orais, visuais, e vestígios. (Comentar sobre as fontes históricas)
f) Você escreveu seu texto em ordem cronológica? Por quê? (Comentar sobre a Cronologia e seu auxílio no estudo da História)
g) Alguns fatos de sua vida apareceriam nas histórias pessoais de outras pessoas? Por quê? (Comentar sobre as semelhanças e diferenças entre as histórias individuais e coletivas)
h) Para explicar os acontecimentos de sua vida você precisou localizá-los no tempo e no espaço? Por quê? (Comentar que a História é contextualizada)
i) Você acredita que depois de lerem a sua história, as pessoas podem te conhecer e entender melhor? Por quê? (Comentar que a História é a ciência que estuda o passado para entendermos o presente)

Última parte:  Com o tema: A História une o passado ao presente, produza em uma folha, uma atividade artística (grafite, desenho, versos, colagens, dobraduras, etc) e criativa.

Conclusão: Produzir um texto sobre o que entendeu do assunto após reler as 9 questões concluídas.

Finalização: entregar a atividade com capa (com desenho e título originais), contra-capa (com cabeçalho e introdução apresentando a atividade, com um mínimo de 10 linhas) e conclusão (texto utilizando as idéias das questões do início da unidade e tudo o que você aprendeu sobre este assunto, com um mínimo de 10 linhas).


Cronologia

2008/2009

  1. Fazer uma lista de situações em que o tempo passa rápido ou devagar para cada aluno. Por que temos a sensação de que o tempo passa rápido em determinadas situações e devagar em outras?
  2. Que exemplos podem indicar que o tempo passa (crescimento de plantas, fases da lua, crescimento do cabelo, etc.)?
  3. Quais lembranças são comuns às suas famílias e às famílias de outros conhecidos?
  4. Quando tinham 9 anos, por exemplo, que ano era? O que estava ocorrendo em outras partes do Brasil? E do mundo?
  5. Leitura do texto “Calendários” pelo professor, por parágrafo, para que os alunos produzam 10 desenhos coloridos e explicados, 2 por parágrafo.

Calendários
     O ano, considerado o período que a Terra leva para dar uma volta completa em torno do Sol, não poderia ser dividi do de forma diferente? Por que não pode ter 20 meses, por exemplo?
     Os astecas, um povo que habitava o México antes da conquista do continente americano pelos europeus, possuíam dois calendários: o solar e o sagrado. O primeiro contava com 365 dias, divididos em 18 meses de 20 dias, mais 5 dias suplementares. Esses 5 dias adicionais eram chamados de nemotemi (“dias vazios”) e considerados de azar. O calendário sagrado, utilizado somente para adivinhações e previsões astrológicas, tinha 260 dias e funcionava in dependentemente do ano solar. O intrincado calendário asteca influenciava até o destino das crianças ao nascerem. A cada 52 anos, os calendários sagrado e solar coincidiam. Nessa data, os astecas temiam que o mundo acabasse. Assim, jogavam fora todos os seus pertences por quererem se desfazer do tempo passado. Os sacerdotes esperavam que, nesse dia, a constelação das Plêiades se movimentasse. Esse era o sinal de que o céu não estava parado e de que o mundo continuaria a existir por pelo menos mais 52 anos.
     Já os maias, que habitavam o sul do México e a Guatemala, registraram por escrito as posições e órbitas de planetas e estrelas. O calendário maia funcionava com três sistemas de contagem de dias: um, de interesse civil, com um período de 365 dias; outro, religioso, de 260 dias; e um terceiro, de longo curso.
     O calendário egípcio é o mais antigo de que se tem conhecimento. Surgiu por volta de 4000 a.C. Era solar, compunha-se de 12 meses com 30 dias e, no final de cada ano, adicionavam-se 5 dias. Os estudiosos do calendário egípcio afirmam que ele foi construído com base na observação das cheias do rio Nilo. Ao observarem o céu e o movimento dos astros, os egípcios constataram uma coincidência: a estrela Sírius aparecia no céu sempre que as enchentes do Nilo ocorriam. Também notaram que algumas aves voltavam à região na época em que as águas do rio recuavam ao seu leito normal, deixando as margens fertilizadas pelo húmus.  Essa era a melhor época para realizar a semeadura. Por isso, os egípcios, cuja sobre vivência estava ligada ao ciclo das enchentes do Nilo, criaram um calendário no qual o ano era dividido em 3 estações de 4 meses cada: enchente, semeadura e colheita. Iniciavam a contagem dos dias até que o fenômeno da coincidência entre o início das enchentes e o aparecimento da estrela Sírius ocorresse nova mente. Com o aperfeiçoamento de suas observações astronômicas, chegaram à conclusão de que o ano tinha 365,25 dias, ou seja, 365 dias mais um quarto de dia. Os egípcios utilizavam também um outro calendário, que regulava os dias festivos de acordo com a observação das fases da Lua.
     A palavra calendário origina-se da palavra latina calenda, nome dado pelos romanos ao primeiro dia do mês, que era também o dia da cobrança de impostos. Os romanos antigos possuíam um calendário lunar, mas, em 45 a.C., o imperador Júlio César ordenou uma reforma e instituiu o ano de 365,25 dias, abandonando qualquer referência à Lua.  Essa contagem de 365,25 dias aproxima-se do ano solar, que é de 365 dias, 5 horas e 49 minutos, porém acumulou, com o passar do tempo, um atraso em relação ao ano solar, que só foi corrigi do em 1582 pelo papa Gregório XIII.
     Esse novo calendário, chamado de gregoriano, cortou 10 dias do ano de 1582, após o dia 4 de outubro seguiu-se o dia 15 de outubro. A partir de 1600, reajustou-se o ano bissexto. De modo geral, na sociedade ocidental, da qual fazemos parte, adota-se o calendário gregoriano.

  1. Com o quadro:                 Espaços de Tempo                                   Nome
                                               365 dias                                                    Ano
                                               2 anos                                                       Biênio
                                               5 anos                                                       Qüinqüênio
                                             10 anos                                                       Decênio/Década
                                           100 anos                                                       Século
                                         1000 anos                                                       Milênio
        Responda: um país tem 1372 anos de história, separe este tempo por espaços de tempo inteiros.

  1. Regra para identificar o século – Sabemos que século é o espaço de tempo de 100 anos, e é escrito em algarismos romanos (I = 1, V = 5, X = 10, L = 50, C = 100, D = 500 e M = 1000 e números colocados à direita são somados e à esquerda diminuídos) e para identificarmos a que século pertence um determinado ano, fazemos o seguinte:
a) anos que terminam em 00 (zero, zero), cortamos os dois zeros, a sobra é o século.
Exemplo: ano 500 – século V,   ano 2000 – século XX
b) anos que terminam em qualquer outro número, cortamos os dois últimos algarismos e à sobra, somamos 1. Exemplo: ano 503 – 5+1= 6 – século VI, ano 2001 – 20+1= 21 – século XXI
c) Identifique os séculos dos anos: 5, 100, 121, 563, 600, 1000, 1430, 1822, 1980, 2007.

  1. Conclusão: Produza um texto com o tema: O que aprendi sobre o tempo – Mínimo de 10 linhas

Finalização: entregar a atividade com capa (com desenho e título originais), contra-capa (com cabeçalho e introdução apresentando a atividade, com um mínimo de 10 linhas) e conclusão (texto utilizando as idéias das questões do início da unidade e tudo o que você aprendeu sobre este assunto, com um mínimo de 10 linhas).

As origens do ser humano

2008/2009

1ª parte – Contar a história do planeta Terra e da evolução dos seres vivos, iniciando com: “Era uma vez um planeta bem novinho que..............” . A história deve ser dividida em 4 partes (os 4 itens das páginas 26 a 28) com títulos originais e um desenho original, colorido e explicado. Dê também um título original a sua história.

2ª parte – Carta a sua mãe contando uma viagem no tempo de volta à Pré-História. Sua carta deverá ter local e data, saudação inicial, 17 parágrafos, sendo o 1º, o inicial , 15 intermediários (itens das páginas 29 a 39), e o 17º, a conclusão, e a saudação final.

3ª parte – Produzir 10 desenhos originais, coloridos e explicados com textos mínimos de 4 linhas sobre os itens das páginas 41 a 47.

4ª parte – Análise de gravuras e mapas
- gravuras: analise e explique com textos mínimos de 5 linhas:
a) o quadro da evolução do ser humano (pág. 26 e 27)
b) habitações paleolíticas (pág. 30 e 31).
- mapas: analise e explique com textos mínimos de 5 linhas, os mapas:
a) a difusão da agricultura (pág. 33)
b) as primeiras cidades (pág 38)

Última parte: Produza um acróstico sobre o assunto.

Comercialização: Produza uma propaganda sobre as qualidades dos seres humanos.

Finalização: entregar a atividade com capa (com desenho e título originais), contra-capa (com cabeçalho e introdução apresentando a atividade, com um mínimo de 10 linhas) e conclusão (texto utilizando as idéias das questões do início da unidade e tudo o que você aprendeu sobre este assunto, com um mínimo de 10 linhas).

O povoamento da América

2008/2009

Parte 1 – Álbum de fotografias (itens 1 e 2)
     Produzir em 2 páginas, um álbum de fotografias com 13 fotos, de um habitante primitivo da América, desde a sua chegada ao continente até a sua fixação nas diversas regiões.
     As fotos devem ser feitas com o personagem desenvolvendo alguma atividade em um cenário. Embaixo das fotos uma explicação escrita pelo personagem, com um mínimo de 5 linhas.
     Na capa do álbum, um título e um desenho colorido; na contra-capa, uma apresentação das fotos e a última página use-a para colar o álbum no trabalho.

Parte 2 – (itens 3, 4, 5 e o Em Foco)
     Com cada um dos 20 sub-itens:
a)     Produzir um novo título original e criativo.
b)     Explicar o título com um texto mínimo de 4 linhas.
c)     Produzir um desenho original, colorido e explicado.

Parte 3 – Análise de mapas, quadro e gravuras
- mapas: descreva e comente com um mínimo de 4 linhas os mapas das páginas 48/49 e 51.
- quadro: analise e explique com um mínimo de 4 linhas o quadro da página 55.
- gravuras: escolha 3 gravuras, identifique e explique-as com textos mínimos de 4 linhas.

Última parte: arte e criatividade sobre o tema.

Comercialização: produzir um cartaz de propaganda com texto publicitário, slogan e desenho, defendendo uma das duas teorias de povoamento da América, a asiática e a polinésica.

Finalização: entregar a atividade com capa (com desenho e título originais), contra-capa (com cabeçalho e introdução apresentando a atividade, com um mínimo de 10 linhas) e conclusão (texto utilizando as idéias das questões do início da unidade e tudo o que você aprendeu sobre este assunto, com um mínimo de 10 linhas).



 Civilizações fluviais: Mesopotâmia e Egito

2008/2009

Parte 1 – Mala-direta
     Produzir uma mala-direta convidando a conhecer a Mesopotâmia e o Egito, conforme o modelo abaixo, depois, com cada uma das 8 partes do texto, produzir pequenos resumos e frases publicitárias de uma suposta agência de viagens, vendendo pacotes de férias para a Mesopotâmia e o Egito, utilizando a mala-direta. No centro da correspondência, produza um mapa temático semelhante ao das páginas 74 e 75. No verso indique o destinatário (os componentes do grupo), o remetente (o nome da agência), o local do selo, e no centro o cabeçalho. Material: 2 folhas de sulfite de 18x27, cortadas e coladas conforme desenho abaixo:             
                                  
Parte 2 - Carta
     Produza uma carta convidando os clientes da sua agência de viagens para conhecer o Egito e a Mesopotâmia.
     A carta deverá conter:
  • local e data,
  • saudação inicial,
  • parágrafo inicial (o convite),
  • parágrafo explicando o mapa do centro com suas atrações turísticas,
  • parágrafo final, despedindo-se,
  • saudação final
  • seu nome.
OBS: o papel da carta deverá ser colorido como se fosse um papiro

Civilizações fluviais: China e Índia

2008

Parte Única – Produzir um livro de história infantil com 31 parágrafos iniciando com a seguinte frase: Era uma vez, na Ásia, um viajante que resolveu conhecer dois países, a China e a Índia. Vou contar primeiro a história da China.
     A China surgiu....

Finalização: entregar a atividade com capa (com desenho e título originais), contra-capa (com cabeçalho e introdução apresentando a atividade, com um mínimo de 10 linhas) e conclusão (texto utilizando as idéias das questões do início da unidade e tudo o que você aprendeu sobre este assunto, com um mínimo de 10 linhas).

2009

1ª parte: Produzir cartazes com as letras da frase: A CHINA E A ÍNDIA, com uma cartolina para cada letra. Cada cartaz (cada letra) deverá ser preenchido com 9 textos (os itens do livro), 2 poesias, 3 acrósticos, 4 adivinhações e slogans. Os cartazes deverão ser bem coloridos.

2ª parte: Análise dos cartazes
     Analise os cartazes e retire deles 3 itens (acrósticos, poemas, textos, etc) que achou mais interessantes sobre a China e 3 sobre a Índia. Comente depois o que achou dos cartazes. Escolha cartazes dos seus colegas para analisar e comentar.


Guia de vídeos didáticos (Revisão)
2008

Parte Única – Produzir um guia sobre os vídeos didáticos assistidos, contendo:
a)     Sinopse: resumo do filme (mínimo de 10 linhas).
b)     Comentário: sua opinião sobre o filme, identificando 3 pontos positivos e 3 pontos negativos (mínimo de 10 linhas).
c)     Desenhos: 5 desenhos coloridos e explicados sobre cenas significativas dos filmes.

Vídeos assistidos:
- Egito – Ciclo da vida – 25’00’’ – vídeo 7
- Varanasi – 25’20’’- vídeo 6
- Jerusalém – 26’58’’- vídeo 6

Finalização: entregar a atividade com capa (com desenho e título originais), contra-capa (com cabeçalho e introdução apresentando a atividade, com um mínimo de 10 linhas) e conclusão (texto com tudo o que você aprendeu sobre este assunto, com um mínimo de 10 linhas).

Fenícios e hebreus


Parte 1 – 2008/2009
     Você é um agente secreto é vai produzir uma carta enigmática sobre os fenícios com 7 parágrafos, cada um sobre um item das páginas 126 a 128.

Parte 2 - 2008
     Você é o chefe do agente secreto que recebeu a carta, vai traduzi-la e escrever mais um parágrafo sobre o que entendeu deste povo (Trocar a carta com um colega, e um traduz a carta do outro).

Parte 2 - 2009
a)     Produzir um ABC dos hebreus, produzindo definições das seguintes palavras: Abraão (pág. 129), Bíblia (pág. 129), Canaã (pág. 129), Diáspora (pág. 133), Êxodo (pág. 129), filisteus (pág. 131), Galiléia (pág. 134), Hebreus, Israel (pág. 129), Jerusalém (pág. 130),  Kot Duji (pág. 140), levitas (pág. 130), monoteísta (pág. 135), Nazaré (pág. 134), oliveiras (pág. 134), Palestina (pág. 129), rio Jordão (pág. 130), Sansão (pág. 131), Terra Prometida (pág. 129), Ur (pág. 140), videiras (pág. 134), Wei (pág. 140), Xerxes (pág. 145) e Yom Kippur (pág. 144). Cada definição deve iniciar com um substantivo seguido de verbo e os complementos.
b)     Produzir um texto sobre os hebreus, utilizando pelo menos 12 das palavras acima, com título criativo e um mínimo de 10 linhas.


Parte 3 - 2008
     Compare o texto da Bíblia, visto com o professor de Ensino Religioso, com o texto do livro, sobre:
  • os patriarcas,
  • Abraão,
  • José do Egito,
  • Moisés,
  • Josué,
  • os juízes,
  • Sansão,
  • Samuel,
  • os reis: Saul, Davi e Salomão,
  • os profetas.


Parte 3 – 2009 / Parte 4 - 2008
Com cada um dos 15 subitens das páginas 129 a 135, produzir:
  • um novo título,
  • uma explicação para o seu título, cm um mínimo de 5 linhas,
  • um desenho colorido e explicado.

Parte 4 – 2009 / Parte 5 – 2008  -  Análise de textos e mapas:
       a) textos:  - página 139, questões 1, 3 e 4,
                        - página 142 a 145, produzir uma carta a uma pessoa amiga, o que aprendeu sobre
                         este assunto, com um mínimo de 15 linhas,
                       - texto da página 146 e 147 – questões: opine e imagine.
b)     mapas: página 140 e 141 – questões 1, 3, 4, 6, 7 e 8.



Última parte
Produzir duas bandeiras, uma para os hebreus e outra para os fenícios, com seus valores traduzidos em símbolos. Explique-as.

Comercialização
Produzir um cartaz de propaganda com texto publicitário, slogan e desenhos coloridos a favor ou contra o uso do alfabeto fenício.

Finalização: entregar a atividade com capa (com desenho e título originais), contra-capa (com cabeçalho e introdução apresentando a atividade, com um mínimo de 10 linhas) e conclusão (texto utilizando as idéias das questões do início da unidade e tudo o que você aprendeu sobre este assunto, com um mínimo de 10 linhas).




A civilização grega

2008/2009

Parte 1
a) Com cada um dos 15 subitens do itens 1 e 2 (pág 150 a 155), produzir:
  • uma frase que resuma a idéia central (sujeito – verbo – predicado),
  • um desenho colorido sobre a frase.

b) Juntando todas as idéias centrais, produza um texto criativo com título criativo e começo, meio e fim.

c) Em uma folha de sulfite, produza um desenho juntando os outros 15 da parte ª

Parte 2
     Produza dois desenhos coloridos e explicados, um sobre a vida em Atenas e outro sobre a vida em Esparta (pág. 158 e 159). Cada desenho deverá ter 10 detalhes identificados.

Parte 3
     Produza uma cruzadinha com a expressão “A fantástica cultura grega”, com 15 palavras na horizontal, uma para cada subitem, sendo cada uma, resposta para uma pergunta formulada e iniciada com: o que, quem, por que ou como. (itens 4, 5 e 6 – pág. 160 a 165)

Parte 4 – Análise de textos, gravuras, mapas e vídeos
a) textos: - comente com um mínimo de 5 linhas, os textos das páginas 157 e 167. Dê novos títulos
                 para eles;
               - após ler os textos das páginas 170 a 177, produza em uma folha de sulfite, um cartaz
                 com 10 pequenos textos, desenhos coloridos e um título;
               - responda a questão 3 da página 156.
b) gravuras: comente as gravuras da página 165 com 5 linhas. Dê um novo título para o conjunto.
c) mapas: - comente com 5 linhas os mapas das páginas 150, 152 e 163;
                - responda as questões 1,2,3,4,5,7 e 9 da pág 169.
d) vídeo: produza sobre os vídeos assistidos, um relatório com um mínimo de 15 linhas.
Relação dos vídeos:
Cerâmica - 14'10" - vídeo 03 ,Cerâmica - 15’00” - vídeo 14, Cultivo e comércio - 15’00” - vídeo 14, Deuses e templos gregos - 15’00” - vídeo 14, Vida Cotidiana - 15’00” - vídeo 14, O legado da Grécia - 14'28" - vídeo 03.
e) Produza um resumo sobre o paradidático Glauce e Teodoro, com um mínimo de 20 linhas. Ilustre-o com 5 desenhos coloridos e explicados.

Finalização: entregar a atividade com capa (com desenho e título originais), contra-capa (com cabeçalho e introdução apresentando a atividade, com um mínimo de 10 linhas) e conclusão (texto utilizando as idéias das questões do início da unidade e tudo o que você aprendeu sobre este assunto, com um mínimo de 10 linhas).

Festival de Cinema sobre a Grécia - 2010
Você vai organizar um festival de cinema sobre a Grécia, e por isso precisa produzir:
a) Um folheto para divulgar o festival de cinema sobre a cultura grega, com 2 folhas de sulfite coladas e dobradas em zig-zag, contendo:
  • capa, com nome do festival, local, data e horário;
  • página 1: apresentação do festival e de seus objetivos;
  • páginas 2 a 6: apresentação dos filmes com sinopse e 3 desenhos coloridos e explicados;
  • página 7: conclusão

b) Um cartaz em uma folha de sulfite divulgando o festival com texto publicitário, slogan e desenhos coloridos sobre a Grécia e sua cultura. O folheto deverá ser colado no verso do cartaz.




A Civilização Romana

2008/2009

Parte 1 – Livro de acrósticos
     Produzir com cada uma das 10 partes do texto das páginas 178 a 205:
a)     um novo título;
b)     uma nova explicação com um mínimo de 10 linhas;
c)     um acróstico com um mínimo de 10 letras;
d)     um desenho colorido e explicado.

Parte 2 – Análise de gravuras e mapas
a)     gravuras: comente com um mínimo de 5 linhas, as gravuras das páginas 194 (teatro) e 195 (Termas de Caracala).
b)     Mapas: responda as questões 1,2 e 3 da página 199.

Finalização: entregar a atividade com capa (com desenho e título originais), contra-capa (com cabeçalho e introdução apresentando a atividade, com um mínimo de 10 linhas) e conclusão (texto utilizando as idéias das questões do início da unidade e tudo o que você aprendeu sobre este assunto, com um mínimo de 10 linhas).

A crise do Império Romano

2008/2009

Parte 1
     Você vai desenvolver com cada um dos 9 itens da unidade, 2 atividades. A 1ª, uma explicação com um mínimo de 10 linhas e um título original. A 2ª, é livre, você escolhe uma atividade, mas deve produzir 3 tipos diferentes.

Parte 2 – Análise das histórias em quadrinhos do Asterix
a)     identifique a história que você leu e produza um pequeno resumo com um mínimo de 15 linhas;
b)     produza um novo título para a história e explique-o, com um mínimo de 5 linhas;
c)     conte a passagem que você mais gostou na história com um mínimo de 10 linhas e ilustre-as;
d)     na história, o exército romano é ridicularizado, por quê?
e)     na história existem algumas frases como, alea jacta est! (a sorte está lançada), veni, vidi e vici! (vim, vi e venci)., etc. Qual o por quê delas?

Finalização: entregar a atividade com capa (com desenho e título originais), contra-capa (com cabeçalho e introdução apresentando a atividade, com um mínimo de 10 linhas) e conclusão (texto utilizando as idéias das questões do início da unidade e tudo o que você aprendeu sobre este assunto, com um mínimo de 10 linhas).

Atividade 3 – Guia de vídeos didáticos 2 (Revisão)

Parte Única – Produzir um guia sobre os vídeos didáticos assistidos, contendo:
d)     Sinopse: resumo do filme (mínimo de 10 linhas).
e)     Comentário: sua opinião sobre o filme, identificando 3 pontos positivos e 3 pontos negativos (mínimo de 10 linhas).
f)      Desenhos: 5 desenhos coloridos e explicados sobre cenas significativas dos filmes.

Vídeos assistidos:
- A história secreta do Império Romano – vídeo 22
- A história do Coliseu e dos gladiadores – vídeo 22
- Jesus – vídeo 12
- O Império Bizantino – vídeo 1
- Idade Média – vídeo 1
- Idade das Trevas – vídeo 1
- Idade Média 1 – vídeo 14
- Tempos Medievais 1 – vídeo 14

Finalização: entregar a atividade com capa (com desenho e título originais), contra-capa (com cabeçalho e introdução apresentando a atividade, com um mínimo de 10 linhas) e conclusão (texto com tudo o que você aprendeu sobre este assunto, com um mínimo de 10 linhas).

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