sexta-feira, 25 de março de 2011

Planos de Aulas de História - 8º ANO - 2008/2009/2010

8º ano - Início do ano letivo

1ª aula - 2008
Apresentação, leitura e comentários sobre as “Instruções para o ano de 2008”.

Reflexões sobre História - 2008

Leitura do texto e resolução dos questionamentos.

As diversas faces de um conceito – As palavras em nossa língua podem ter sentidos variados. A palavra história pode ser entendida de diversas maneiras:
_ História: ficção – Os livros de aventura, as novelas de televisão e os filmes nos contam histórias de pessoas, de lugares, de acontecimentos muitas vezes inventados para chamar a nossa atenção ou nos distrair. Essas histórias são inventadas pela imaginação humana e são chamadas de histórias fictícias ou de ficção.
_ História: vida real – Os fatos reais que acontecem no dia-a-dia, tanto de uma pessoa como de um país, podem ser chamados de história da vida real. As lutas, os sonhos, as alegrias, as tristezas, os acontecimentos marcantes constituem a vida real de cada um e tornam-se a sua história.
_ História: ciência – Um outro sentido ainda pode ser dado à palavra história: História, ciência que estuda a vida humana através do tempo. È este sentido da palavra história que nos interessa. Vamos entender como os homens  organizaram-se e desenvolveram-se no passado, chegando aos dias de hoje. É importante ressaltar que a História está interessada tanto na vida dos homens do passado como dos homens atuais, de forma que é uma ciência do passado e do presente, um e outro inseparáveis.
01 – Cite exemplos próximos de você de:
a) história de ficção:
b) história da vida real:
c) história como ciência:
02 – Para que serve o estudo da História? Responda com suas próprias palavras.

O problema da verdade – Leia, agora, uma lenda da Índia sobre a dificuldade humana para compreender a realidade.
     Numa antiga cidade da Índia viviam seis cegos. Eles sempre ouviam falar do majestoso elefante do Rajá (príncipe). Até que, um dia, resolveram examinar diretamente o grande animal.
     Chegando perto do elefante, o primeiro cego conseguiu colocar a mão na sua barriga. Então, gritando, disse:
     _ O elefante é como um muro.
     Porém, o segundo cego segurou numa das presas e, ouvindo o amigo, protestou:
     _ Não, o elefante é pontiagudo e duro como uma lança!
     O terceiro cego, agarrando a tromba, discordou:
     _ O elefante é como uma serpente.
     O quarto cego pegando a enorme perna do elefante, disse:
     _ Vocês estão loucos: o elefante é como o tronco de uma árvore!
     O quinto cego, ouvindo a confusão dos amigos, decidiu saltar para cima do animal. Segurou, então, uma das grandes orelhas do elefante e disse:
     _ Todos vocês são idiotas se não percebem que o elefante é um grande leque de abano.
     Por fim, o sexto cego, cuidadosamente segurou a cauda e disse:
     _ Calem-se todos. O elefante é uma corda resistente.
     Os cegos, pegando uma parte do elefante, conheciam apenas uma parte do animal. Entretanto, cada cego era muito orgulhoso. Pensava que sua parte correspondia ao todo, criando toda a confusão.
     A mensagem dessa lenda serve de alerta para muitas situações. No estudo da História, por exemplo, muitas pessoas comportam-se como os seis cegos da Índia. Percebem e compreendem uma parte da realidade e concluem, orgulhosamente, que descobriram a verdade.
     Essas pessoas se esquecem que o saber humano é seletivo e limitado. É seletivo porque cada historiador seleciona a área que quer estudar, seleciona o que mais lhe interessa. É limitado porque, por mais ampla que seja a sua pesquisa , ela atinge apenas parcela da realidade. Pois a tarefa de conhecer é sempre infinita.
03 – Qual a mensagem da lenda sobre os seis cegos da Índia?
04 – O saber histórico é seletivo e limitado. Explique esta afirmação com suas próprias palavras, sem copiar do texto.

A verdade histórica – Como grande parte dos historiadores atuais, creio que não existe a tal “verdade histórica” definitiva e absoluta. Cada época faz a sua própria história, sempre respondendo perguntas que cada época faz a seu passado.
     A história acumulou numerosos conhecimentos e interpretações sobre os fatos, que vão acrescentando pedaços e facetas do conhecimento à chamada “verdade histórica”. É como se uma câmera cinematográfica filmasse uma cena de diversos ângulos e perspectivas. Nenhuma foto contém toda a cena, mas o seu conjunto se aproxima do que chamaríamos de visão global.
     Cada pesquisador e cada estudioso acrescenta uma nova perspectiva ao conhecimento, que para cada um deles é a “verdade”. (Laima Mesgravis)
05 – Para a autora, existe uma verdade histórica definitiva e absoluta? Por quê?
06 – Como a autora compara o trabalho dos diferentes historiadores? Explique.

Quem faz a história? – A História pode ser vista de duas maneiras: como os fatos do passado, que têm íntima relação com o presente e o futuro, e como o estudo desses fatos, que é feito principalmente pelos historiadores, que são aqueles que pesquisam esses fatos e escrevem sobre eles.
07 – Por que isso acontece?
     Todos os homens participam dos fatos, isto é, fazem a História, mas são poucos os que aparecem nos livros de História. São poucos os homens que são estudados pelos historiadores. Por que isso acontece? Poucos jornais se preocupam em noticiar que os moradores de um bairro pobre se reuniram no fim de semana para limpar a rua e plantar árvores na pracinha. Mas, se o presidente da República se encontrou com um dirigente de outro país, esta notícia estará em todos os jornais.
08 - O que você pensa sobre isso?
     Os jornais noticiam os fatos que acham mais importantes para os leitores e para a população. E quem decide se os fatos são importantes ou não geralmente são os donos e diretores dos jornais, que com freqüência estão de acordo com quem manda no país. Também os livros de história trazem mais fatos referentes à vida dos governantes do que notícias sobre os governados (o povo, em geral).
09 – Quando você assiste diversos telejornais as notícias são mostradas de maneira semelhante? Por quê?
     Mas você sabe que todos nós fazemos a história do Brasil. Você, seus professores, os autores dos livros em que você estuda, seus colegas, seus parentes e amigos constituem uma parte da sociedade brasileira. Essa parcela estuda, trabalha, vota, etc. Numa nação democrática, esses grupos de cidadãos devem atuar politicamente, e com isso ter uma participação maior na história do país.
     Entretanto, na distribuição da riqueza produzida por todos, alguns são mais beneficiados do que outros. Os donos e diretores de grandes empresas, os dirigentes políticos possuem mais dinheiro e poder que um cidadão comum. Por isso, chamam mais a atenção dos jornais do que o povo pobre. E isso explica por que existem mais documentos sobre os atos dos governantes do que sobre o que o povo e os pobres fizeram.
10 - O que você pensa sobre isso?
     Essa situação cria problemas para o historiador, pois existe o risco de ele contar a História apenas do ponto de vista dos governantes e dos grupos poderosos (lembra-se da lenda dos cegos?). Isso pode acontecer por falta de documentos sobre os governados ou por interesse do próprio historiador, que pode dar mais importância a uns do que a outros.
     Mas, precisamos saber que, o mais importante para a História é o povo brasileiro, que é o nosso principal herói, o que inclui os índios, os negros, os brancos, os pobres, e não se resume a mostrar uma lista de heróis, datas e fatos. Essa história é interessante e útil, porque nos ajuda a entender melhor a sociedade em que vivemos e a participar de suas transformações. Porque nós fazemos a história do Brasil.
     Mas ninguém faz a história sozinho. A principal característica do ser humano é viver em sociedade. E é junto com os outros, aprendendo, trabalhando e vivendo coletivamente, que o homem participa da história. É interessando-se pelos outros, sendo solidário com eles, participando da vida da comunidade, da escola, do país, que cada brasileiro pode contribuir para melhorar a vida de todos e a sua própria vida. Pois o homem é o mais poderoso, mas também é o mais dependente dos animais.

Conclusão – Assim percebemos que para estudar História não é preciso decorar um monte de nomes e datas, que o mais importante é aprender a desenvolver um pensamento crítico, não acreditar em tudo que vemos e lemos. Pois a História é uma ciência que nos ajuda a pensar melhor o nosso presente!
11 – Você agora é um historiador, e vai escrever um livro de história, elabore um plano para que a história deixe de ser uma seqüência de fatos das vidas dos ricos e poderosos e passe a se preocupar também com a parcela dos trabalhadores e pobres. Detalhe o seu plano.

Revisão do conteúdo da 6ª série - 2008

Parte 1 – Produzir um texto, na forma de um diário sobre uma viagem à 5 locais e povos estudados no ano passado. Procure pensar nos 4 conceitos do texto “Reflexões da História”, para escrever um bom texto histórico. Mínimo de 45 linhas. Dê um título criativo.

Parte 2 – Produza 10 desenhos coloridos e explicados, 2 para cada local e povo.

 Revisão do conteúdo do 7º ano - 2009

Parte 1 – Imagine um personagem bem curioso, que consiga viajar pelo tempo, durante a Idade Média e o Brasil Colônia. Produza um diálogo entre este personagem com pessoas que viveram neste período, de forma que eles expliquem para ele os diversos acontecimentos estudados no ano passado. O diálogo deverá se iniciar com uma pergunta do personagem curioso, seguida de um diálogo que seja suficiente para que ele entenda o assunto e encerrar com uma conclusão do personagem sobre o povo visitado.

OBS: Com consulta nas apostilas, “O que estudamos no ano passado”, do livro Nova História Crítica de Mário Schmidt.

Parte 2 – Definições
Produza definições de:
  • Feudalismo,
  • Burguesia,
  • Absolutismo,
  • Mercantilismo
  • Expansão marítima
  • Renascimento
  • América pré-colombiana,
  • Reforma protestante,
  • Pacto colonial,
  • Sociedade do açúcar,
  • Expansão territorial brasileira.    

Conclusão
     Apresentar as definições através de mímica para que a turma tente descobrir.

Finalização: entregar a atividade com capa (com desenho e título originais), contra-capa (com cabeçalho e introdução apresentando a atividade, com um mínimo de 10 linhas) e conclusão (texto com tudo o que você aprendeu sobre este assunto, com um mínimo de 10 linhas).

2010

O desenvolvimento está nos detalhes

     Após a leitura do texto, “O desenvolvimento está nos detalhes”, de Cláudio de Moura Castro, promover a discussão baseada nos seguintes pontos: (classificar os treze exemplos em cinco) categorias:
a)     respeito à integridade e ao tempo dos outros,
b)     o destino dado ao lixo,
c)     preocupação com a qualidade final de produtos e serviços,
d)     falta de acesso à informação,
e)     utilização otimizada de recursos físicos;
pense e escreva sobre:
·         as pequenas atitudes que você e os seus colegas praticam na escola, na sala-de-aula e durante a produção de atividades, que prejudicam o bom rendimento de nossa escola;
·         as suas propostas para otimizar o dia-a-dia de nossa escola, sala-de-aula e produção de atividades.

A Inglaterra absolutista e as treze colônias

Parte 1 - 2008/2009
     Após a leitura dos itens 1, 2 e 3 (página 12 a 21) elaborar uma entrevista com o rei Jaime II, com 2 perguntas de cada subitem. A entrevista deverá conter uma ficha técnica do rei (pesquisar), 24 perguntas do repórter com as respostas do rei e no final, uma conclusão do entrevistador, com um mínimo de 10 linhas.

Parte 2 - 2008
     O entrevistador da parte 1 vai agora, redigir uma carta para sua mãe contando como é a sua vida na Londres da época absolutista (item 4 – página 22 e 23 e texto da pág 29). A carta deverá ter:
a)     local e data,
b)     saudação inicial,
c)     parágrafo inicial,
d)     5 parágrafos intermediários (4 subitens da página 22 e 23 e texto da página 29),
e)     parágrafo final,
f)      saudação final,
g)     seu nome.

Parte 2 - 2009
     O entrevistador da parte 1 vai agora enviar para um amigo, 5 postais sobre a vida na Inglaterra. Cada postal deverá ter na frente num desenho detalhado do subitem e no verso uma pequena carta contando como é a sua vida na Londres da época absolutista (item 4 – página 22 e 23 e texto da pág 29). A carta deverá ter:
h)     local e data,
i)      saudação inicial,
j)      texto
k)     saudação final,
l)      seu nome.


Parte 3 – 2008/2009
     Produza uma história em quadrinhos com 27 quadrinhos em 3 páginas, sendo 2 de cada um dos 7 primeiros subitens das páginas 24 a 26, 4 do subitem da página 27, 4 sobre a viagem do Mayflower, pág 30 a 33, 2 sobre a história do massacre, página 33 e 3 sobre o sonho de enriquecer, página 34 e 35. Lembre-se que um quadrinho deve ser seqüência do outro, formando assim a história da fundação dos Estados Unidos.

Parte 4 – Análise de gravuras e mapas – 2008/2009
a)     gravuras: escolha 4 gravuras, identifique e explique-as com um texto mínimo de 3 linhas.
b)     Mapas: explique os mapas das páginas 18/19 e 27, com textos mínimos de 3 linhas.

Última parte: Arte e criatividade sobre o assunto.

Comercialização: Produzir um cartaz de propaganda com texto publicitário, slogan e desenhos sobre o assunto.

Finalização: entregar a atividade com capa (com desenho e título originais), contra-capa (com cabeçalho e introdução apresentando a atividade, com um mínimo de 10 linhas) e conclusão (texto utilizando as idéias das questões do início da unidade e tudo o que você aprendeu sobre este assunto, com um mínimo de 10 linhas).


A época do ouro no Brasil

2008/2009

Parte 1 – Auto-retrato (itens 1, 2 e 3 – páginas 38 a 47)
     Utilizando a técnica do auto-retrato, produza um texto onde o Brasil conte como ele era no século XVIII. Seu texto deverá ter uma introdução, 16 parágrafos e uma conclusão.

Parte 2 – (item 4 e Em Foco)
     Você é um guia turístico e vai organizar uma excursão à Belo Horizonte (página 51) e a cidade histórica de Ouro Preto. Imagine um diálogo seu com um turista. Sua conversa deverá ter uma apresentação da viagem (mínimo de 5 linhas) e duas perguntas do turista sobre cada um subitem do texto (total de 34 perguntas). No final, você encerra a visita com um pequeno texto, com um mínimo de 5 linhas.

Parte 3 – Análise de gravuras, mapas e gráficos.
a)     gravuras: escolha 2 gravuras das páginas 54 e 55, identifique e comente-as com um mínimo de 4 linhas;
b)     mapas: analise e tire 3 conclusões dos mapas das páginas 39, 41 e 47;
c)     gráficos: analise e explique cada um dos gráficos da página 40.

Última parte
     Produzir um desenho colorido e explicado sobre a época do ouro no Brasil.

Comercialização
     Produzir um cartaz de propaganda com texto publicitário, slogan e desenhos coloridos sobre o que você considera as riquezas atuais do Brasil.

Finalização: entregar a atividade com capa (com desenho e título originais), contra-capa (com cabeçalho e introdução apresentando a atividade, com um mínimo de 10 linhas) e conclusão (texto utilizando as idéias das questões do início da unidade e tudo o que você aprendeu sobre este assunto, com um mínimo de 10 linhas).

A Revolução Industrial

2008/2009

Parte 1 – Depoimentos (itens  1 a 5 das páginas 62 a 75 e o Em Foco – página 78 a 83)
     Produzir 2 depoimentos, o 1º de um burguês (capitalista) e o 2º de um proletário (trabalhador). Os depoimentos deverão começar com a apresentação do depoente (quadro da página 62), seguidos de 21 parágrafos onde eles contam sobre a Revolução Industrial sobre o seu ponto de vista.

Parte 2 – Análise de vídeo - 2009
     Após assistir o vídeo, A Revolução Industrial, produzir uma seqüência de 10 desenhos coloridos e explicados, contando a história, duas de cada item abaixo:
  • a Inglaterra antes da Revolução Industrial,
  • as primeiras máquinas,
  • o motor a vapor,
  • a exploração dos trabalhadores,
  • a produção em série.
     Inicie e conclua os seus desenhos com um pequeno texto explicativo.

Parte 3 – Análise de textos, gravura, gráfico, tabela e vídeo
a)     textos: responda as questões 3, 4 e 5 da página 71; 1, 2 e 3 da página 81 e 1, 2 e 3 da página 83;
b)     gravura: comente o quadro da página 67 com um mínimo de 6 linhas e dê-lhe um título criativo;
c)     gráfico: explique o gráfico da página 70;
d)     tabela: responda a questão 3 da página 76;
e)    vídeo: (2008) após assistir o vídeo, A Revolução Industrial, produzir uma seqüência de 10 desenhos coloridos e explicados, contando a história.

Última parte
     Produza um acróstico com as palavras REVOLUÇÃO INDUSTRIAL, na vertical; e frases referentes a ela, na horizontal, sempre começando com um verbo.
Ex: A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL (na vertical) surgIu na Inglaterra (na horizontal e cruzando co a letra I de Industrial).

Comercialização
     Produza um cartaz de propaganda com texto publicitário, slogan e desenhos coloridos e explicados a favor ou contra a Revolução Industrial.


Finalização: entregar a atividade com capa (com desenho e título originais), contra-capa (com cabeçalho e introdução apresentando a atividade, com um mínimo de 10 linhas) e conclusão (texto utilizando as idéias das questões do início da unidade e tudo o que você aprendeu sobre este assunto, com um mínimo de 10 linhas).

Revoluções na América e na Europa

2008
     Produzir um livrinho de história infantil com 26 parágrafos em folhas de sulfite cortadas ao meio e dobradas formando as páginas, contendo na página:
  • 01 – capa, com título, desenho e nome do autor;
  • 02 – contra-capa com cabeçalho;
  • 03 – introdução, apresentando o seu livro;
  • intermediárias – história contendo um desenho colorido e detalhado na metade superior e a história na inferior. Iniciar a sua história com a expressão “Era uma vez, em um continente chamado Europa, pessoas que resolveram defender as liberdades e... .”. Para facilitar escreva primeiro as páginas da história e depois produza os desenhos sobre o que escreveu na parte inferior da página, pois assim até crianças que não sabem ler poderão entender a sua história.
  • conclusão, sobre o que aprendeu do assunto.

2009
Parte 1 – Página de jornal
     Produzir uma página de jornal com título (nome do jornal), slogan, local e data, reportagem principal com manchete e lide, mais 5 reportagens secundárias com manchete. Todas as seis reportagens deverão ter “fotos” coloridas e explicadas. O jornal deverá ser diagramado em 2 colunas e todos os espaços em branco ocupados por propagandas da época (Revolução Industrial).

Parte 2 – Cartas
     Produzir uma troca de correspondências entre um americano e um francês. Cada um escreverá 3 cartas para o outro. As cartas do americano contarão sobre o processo de independência das Treze Colônias (EUA) e o francês sobre o desenrolar da Revolução Francesa.
     As cartas deverão ter:
  • local e data,
  • saudação inicial,
  • parágrafo inicial (motivo da carta),
  • parágrafos intermediários (desenvolvimento do assunto),
  • parágrafo final (despedida),
  • saudação final e nome.
     As cartas deverão ser acompanhadas de 2 “fotos” coloridas e explicadas.

Parte 3 – Análise de textos e gravuras
a)     Após ler os textos das páginas abaixo, responda as questões determinadas:
               PÁGINAS                                         QUESTÕES
                    93                                                       1 e 2
                  102                                                       1
                  103                                                        A, B e C
                  106 e 107                                             1, 2, 3, 4, 5b, 6a e 6b
                  108 e 109                                             1 (a, b, c e d) e 2 (a e b)
b) Após ler os textos das páginas 104 e 105, relacione-os às gravuras das mesmas páginas.
c) Após ler os textos das páginas 109 e 110/111, comente-os separadamente, com textos mínimos de 5 linhas. Dê novos títulos para eles.

Última parte
     Produzir uma bandeira para um país fictício com representações dos ideais iluministas. Explique-a.



Comercialização
   Produzir um cartaz de propaganda com texto publicitário, slogan e desenho colorido defendendo os ideais da Revolução Francesa no mundo atual.

Finalização: entregar a atividade com capa (com desenho e título originais), contra-capa (com cabeçalho e introdução apresentando a atividade, com um mínimo de 10 linhas) e conclusão (texto utilizando as idéias das questões do início da unidade e tudo o que você aprendeu sobre este assunto, com um mínimo de 10 linhas).

Guia de vídeos didáticos (Revisão) - 2008

Parte Única – Produzir um guia sobre os vídeos didáticos assistidos, contendo:
a)     Sinopse: resumo do filme (mínimo de 10 linhas).
b)     Comentário: sua opinião sobre o filme, identificando 3 pontos positivos e 3 pontos negativos (mínimo de 10 linhas).
c)     Desenhos: 5 desenhos coloridos e explicados sobre cenas significativas dos filmes.

Vídeos assistidos:
- A formação dos Estados Unidos – 26’00’’ – vídeo da série Grandes Impérios e Civilizações
- A Era das Revoluções – 26’00’’ – vídeo da série Grandes Impérios e Civilizações
- A Revolução Industrial – 26’00’’ – vídeo da série Grandes Impérios e Civilizações

Finalização: entregar a atividade com capa (com desenho e título originais), contra-capa (com cabeçalho e introdução apresentando a atividade, com um mínimo de 10 linhas) e conclusão (texto com tudo o que você aprendeu sobre este assunto, com um mínimo de 10 linhas).

A era de Napoleão e a independência da América espanhola

2008

Parte 1
     Com cada uma dos 19 subitens, formular e responder 2 perguntas iniciadas com: por que e como.

Parte 2 – Julgamento de Napoleão
     Produzir o julgamento de Napoleão Bonaparte, organizado da seguinte forma:
a)     identificar o réu e o crime (página 112), com um mínimo de 10 linhas,
b)     identificar e explicar fatos que o condenam,
c)     identificar e explicar fatos que o absolvam,
d)     apresentar o veredicto e justificá-lo, com um mínimo de 10 linhas.

Parte 3
     Produzir uma seqüência de 7 desenhos coloridos com tantos detalhes que se auto-expliquem (abertura da novela”A Favorita”), com os 7 itens das páginas 128 a 130. Explique-os depois com um pequeno texto.

Parte 4 – Análise de textos, gravuras e mapas
a)     textos: responda as questões 1, 2 e 3 da página 119, 1 da página 129 e comente com um mínimo de 7 linhas o texto das páginas 132 e 133;
b)     gravuras: escolha 3 gravuras, identifique e explique-as com um mínimo de 5 linhas cada;
c)     mapas: responda as questões 11 (a, b e c) da página 125 e 1 e 2 da página 127.

Finalização: entregar a atividade com capa (com desenho e título originais), contra-capa (com cabeçalho e introdução apresentando a atividade, com um mínimo de 10 linhas) e conclusão (texto utilizando as idéias das questões do início da unidade e tudo o que você aprendeu sobre este assunto, com um mínimo de 10 linhas).

2009

Com cada uma das cinco partes do texto, produzir:
  • narrativas,
  • acrósticos,
  • poesias,
  • adivinhações, citando as características para descobrirem o dono delas.
Produzir também um slogan para Napoleão (parte 1 e 2) e outro para os países da América Espanhola (partes 3 a 5) e preencher todo o espaço da letra (cartaz) com desenhos coloridos e explicados.
OBS: 16 letras para o 8º ano 7 e 16 para o 8º ano 8.

A independência do Brasil e o Primeiro Reinado

2008

     Produzir um site de relacionamentos (crie o seu) para o Brasil do início do século XIX, contendo:
a)     o perfil completo de um personagem histórico fictício (você),
b)     o perfil completo do Marquês de Pombal, Tiradentes, D. João VI, José Bonifácio e D. Pedro I;
c)     comunidades relativas ao Pacto Colonial, a opressão metropolitana, a Conjuração Mineira, a Conjuração Baiana, ao Brasil, sede do Reino Português, a independência do Brasil e ao
d)     Primeiro Reinado.
OBS: - Nos perfis devem conter além da página inicial, a página de recados onde você e os outros 5 membros manterão relacionamentos. Deverá ter também seções de “fotos”, 3 para cada um, de vídeos e de fatos mais importantes de minha vida.
          - Os vídeos exibidos serão:
  • A colônia dourada – perfil de Tiradentes,
  • Independência – perfil de D. Pedro I,
  • Os reinados – perfil de José Bonifácio,
  • O Brasil-Império na TV – A corte desembarca na colônia – perfil de D. João VI,
  • O Brasil-Império na TV – Rebeliões no Império – perfil de D. Pedro I.
O texto apresentando o vídeo deve ser escrito em 1ª pessoa.
          - Nas comunidades, o fundador deve se posicionar a favor ou contra o assunto e criar um nome condizente com a sua posição.
          - A comunidade sobre o Primeiro reinado deverá ter 7 eventos ou subdivisões para tratar dos diversos acontecimentos deste período ( 7 subitens das páginas 148 a 151).

Finalização: entregar a atividade com capa (com desenho e título originais), contra-capa (com cabeçalho e introdução apresentando a atividade, com um mínimo de 10 linhas) e conclusão (texto utilizando as idéias das questões do início da unidade e tudo o que você aprendeu sobre este assunto, com um mínimo de 10 linhas).

2009
Parte 1 – Leitura do paradidático Tiradentes
a)     Leia a apresentação e comente-as com um mínimo de 5 linhas.
b)     Com cada um dos sete capítulos do livro, produzir um novo título e uma história em quadrinhos com 15 quadrinhos.
c)     Leia novamente o capítulo “Preparando a revolução” e produza um final diferente e feliz para o livro, dê um novo título e produza um texto com pelo menos 10 linhas e um desenho colorido.

Parte 2 – Cruzadinha
      a) Produzir para cada uma das 21 expressões, na horizontal, da cruzadinha abaixo, uma definição e um pequeno desenho colorido.
                                                                                                               Nº DA PÁGINA DO LIVRO
01                                                      CONST I TUIÇÃO DE 1824 - 149
02                                                            CO N JURAÇÃO BAIANA - 141
03                                            ABERTURA D OS PORTOS - 143
04                                               SETE DE S E TEMBRO – 147
05                                                                   PARTIDO BRASILEIRO - 147
06                                                               R E INO UNIDO - 143
07                                                      RECO N HECIMENTO INTERNACIONAL - 148
08                                        REVOLUÇÃO DO PORTO - 146
09                                     REAL BIBLIOT E CA - 145
10                                ASSEMBLÉIA CO N STITUINTE - 148
11                REVOLUÇÃO PERNAMBU C ANA - 147
12                                 CONJURAÇÃO M I NEIRA - 139
13                                                                 ABDICAÇÃO DE D PEDRO I - 150

14                                                                 D JOÃO VI - 143
15                                               PACTO C O LONIAL – 136/137

16                                                                 B LOQUEIO CONTINENTAL - 142
17                                                           PA R TIDO PORTUGUÊS - 147
18                                               VINDA D A  FAMÍLIA REAL - 142
19                                                           RE S ISTÊNCIA INTERNA – 148
20                                      PRIMEIRO RE  I NADO - 148
21                                                                LIBERAIS RADICAIS – 147

b)     Produzir um texto sobre o processo de independência do Brasil, utilizando as palavras da cruzadinha.

Parte 3 – Vídeos
     Produzir para cada vídeo assistido uma sinopse, com um mínimo de 15 linhas, e 3 desenhos coloridos e explicados.
Vídeos: Série 500 anos – O Brasil Império na TV
  • A corte desembarca na colônia
  • Rebeliões no Império.

Última parte
     Após a leitura do capítulo 7 – Independência ou sorte, do livro História do Brasil para principiantes, produzir cinco novas charges para cada parte. Lembre-se que as novas charges devem recontar toda a história de cada uma das partes.
    As partes são: 1ª - As inconfidências Mineira e Baiana – pág. 122 a 129 – até enforcados em
                                  Salvador.
                           2ª - A vida da família real e a independência do Brasil – pág. 129, desde
                                “Enquanto  isso...” até a 146.                         

Finalização: entregar a atividade com capa (com desenho e título originais), contra-capa (com cabeçalho e introdução apresentando a atividade, com um mínimo de 10 linhas) e conclusão (texto utilizando as idéias das questões do início da unidade e tudo o que você aprendeu sobre este assunto, com um mínimo de 10 linhas).

Revoluções agitam a Europa

2008

1 – Utilizando o texto do livro, produzir uma revista de jogos com 6 tipos diferentes, para cada uma das 12 partes
  • Jogo: Cruzadinha, com uma expressão na vertical e 10 respostas de perguntas, que serão anotadas à parte, na horizontal. Deixar somente os espaços das letras correspondentes às respostas.
  • Jogo: Caça-Palavras com 10 perguntas, onde as respostas sejam palavras escondidas.
  • Jogo: Loteria Histórica, com 10 perguntas e 3 alternativas. Sendo que algumas perguntas deverão ter uma única resposta correta (colunas A ou B) e outras admitir 2 respostas (coluna do meio).
  • Jogo dos Sete Erros, um desenho com 10 erros históricos que deverão ser identificados quando comparados com o texto explicativo.
  • Jogo: Desenhos Embaralhados: Cinco desenhos que deverão ter uma seqüência lógica e/ou cronológica deverão estar embaralhados para que o leitor os coloque em ordem.
  • Jogo: Adivinhação, (O que é, o que é) Citar 5 características de um fato histórico ou personagem para ser identificado.

2 – A revista deverá ter:
·         uma capa com título e desenho criativos;
·         contra-capa com cabeçalho,
·         página com uma introdução, apresentando o seu trabalho,
·         os 12 jogos, um em cada folha, iniciando com uma explicação de 10 linhas sobre o assunto,
·         uma folha de respostas, com estas de cabeça para baixo,
·         uma conclusão explicando o que entendeu do assunto.
     Os textos da introdução e da conclusão deverão ter um mínimo de 15 linhas.

2009
   
     Com cada um dos 12 itens, produzir:
- um novo título,
- uma explicação para o novo título, com um mínimo de 10 linhas,
- uma tirinha com 5 quadrinhos.

Finalização: entregar a atividade com capa (com desenho e título originais), contra-capa (com cabeçalho e introdução apresentando a atividade, com um mínimo de 10 linhas) e conclusão (texto utilizando as idéias das questões do início da unidade e tudo o que você aprendeu sobre este assunto, com um mínimo de 10 linhas).



Brasil: da Regência ao Segundo Reinado

2008

Parte 1
     Você vai desenvolver com cada um dos 12 itens da unidade 8, 2 atividades. A 1ª, uma explicação com um mínimo de 10 linhas e um título original. A 2ª, é livre, você escolhe uma atividade, mas deve produzir 3 tipos diferentes.

Finalização: entregar a atividade com capa (com desenho e título originais), contra-capa (com cabeçalho e introdução apresentando a atividade, com um mínimo de 10 linhas) e conclusão (texto utilizando as idéias das questões do início da unidade e tudo o que você aprendeu sobre este assunto, com um mínimo de 10 linhas).

 Guia de vídeos didáticos 2 (Revisão) - 2008

Parte Única – Produzir um guia sobre os vídeos didáticos assistidos, contendo:
d)     Sinopse: resumo do filme (mínimo de 10 linhas).
e)     Comentário: sua opinião sobre o filme, identificando 3 pontos positivos e 3 pontos negativos (mínimo de 10 linhas).
f)      Desenhos: 5 desenhos coloridos e explicados sobre cenas significativas dos filmes.

Vídeos assistidos:
- Brasil Império na TV – Rebeliões no Império
- Brasil Império na TV – O Brasil dos Viajantes
- Brasil Império na TV – O reino do Café
- Brasil Império na TV – A Guerra do Paraguai
- Brasil Império na TV – A Capital do Império – vídeo 18
- Mauá – vídeo 16

Finalização: entregar a atividade com capa (com desenho e título originais), contra-capa (com cabeçalho e introdução apresentando a atividade, com um mínimo de 10 linhas) e conclusão (texto com tudo o que você aprendeu sobre este assunto, com um mínimo de 10 linhas).

2009

Brasil: O Período Regencial

Com cada um dos 14 subitens das páginas 186 a 193, produzir atividades originais e criativas, incluindo textos e artes.

Finalização: entregar a atividade com capa (com desenho e título originais), contra-capa (com cabeçalho e introdução apresentando a atividade, com um mínimo de 10 linhas) e conclusão (texto utilizando as idéias das questões do início da unidade e tudo o que você aprendeu sobre este assunto, com um mínimo de 10 linhas).

Brasil: O Segundo Reinado


Parte 1
     Produzir para cada um dos 37 itens:
a)     um novo título,
b)     uma explicação para o novo título com um mínimo de 5 linhas,
c)     um desenho colorido e explicado.

Parte 2 – Análise de gravuras, mapas, gráficos e tabelas
a)     gravuras: observe as gravuras das páginas 196, 198, 199, 202 (2) e 214 e comente-as com um mínimo de 5 linhas cada,
b)     mapas: observe os mapas das páginas 196, 198 e 207 e comente-os com um mínimo de 5 linhas cada,
c)     gráficos: observe os gráficos das páginas 204 (2) e 212 e comente-os com um mínimo de 5 linhas cada,
d)     tabelas: observe as tabelas das páginas 199, 201 e 203 e comente-as com um mínimo de 5 linhas cada,

Finalização: entregar a atividade com capa (com desenho e título originais), contra-capa (com cabeçalho e introdução apresentando a atividade, com um mínimo de 10 linhas) e conclusão (texto com tudo o que você aprendeu sobre este assunto, com um mínimo de 10 linhas).

Análise de vídeos sobre o Segundo Reinado

     Produzir para cada vídeo assistido uma sinopse, com um mínimo de 15 linhas, e 3 desenhos coloridos e explicados.

Vídeos assistidos:
- Brasil Império na TV – Rebeliões no Império
- Brasil Império na TV – O Brasil dos Viajantes
- Brasil Império na TV – O reino do Café
- Brasil Império na TV – A Guerra do Paraguai
- Brasil Império na TV – A Capital do Império – vídeo 18
- Mauá – vídeo 16

Finalização: entregar a atividade com capa (com desenho e título originais), contra-capa (com cabeçalho e introdução apresentando a atividade, com um mínimo de 10 linhas) e conclusão (texto com tudo o que você aprendeu sobre este assunto, com um mínimo de 10 linhas).

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